Com foco na ressocialização, curso de banho e tosa capacita internos na Penitenciária de Itajaí - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa integra o programa ReabilitaCÃO e oferece qualificação profissional
- Sistema Prisional
Teve início nesta segunda-feira (7/10), na Penitenciária Masculina de Itajaí, o curso de banho e tosa, uma das atividades do programa ReabilitaCÃO, voltado para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. A primeira turma, composta de 10 internos do regime semiaberto, está sendo capacitada para técnicas de cuidados com animais de estimação, adquirindo qualificação profissional que pretende facilitar a reintegração social.
De acordo com a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí, “o curso é fundamental para a qualificação profissional no processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade”.
O investimento em capacitação profissional é um passo importante para que, ao saírem do sistema prisional, os internos estejam mais preparados para ingressar no mercado de trabalho. O curso é parte de um conjunto de ações de ressocialização da penitenciária, focadas no desenvolvimento de habilidades que ampliem as oportunidades futuras.
Sobre o programa ReabilitaCÃO
O ReabilitaCÃO, programa do Governo do Estado com apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal, tem como objetivo ressocializar apenados, oferecendo-lhes a oportunidade de aprender práticas de cuidado com animais resgatados de maus-tratos. Além de incentivar a empatia, a atividade prepara os internos para o mercado de trabalho com cursos de auxiliar veterinário e técnicas de banho e tosa.
Reconhecido nacionalmente, o programa conquistou a 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria de bem-estar animal, uma premiação considerada o "Oscar do Meio Ambiente" no Brasil, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.