Diretoria de Saúde realiza análise ergonômica do trabalho em cinco comarcas catarinenses   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Diretoria de Saúde realiza análise ergonômica do trabalho em cinco comarcas catarinenses  

Ao todo, 654 postos de trabalho foram analisados pelos especialistas em ergonomia

09 Setembro 2024 | 11h49min
  • Saúde

O Poder Judiciário catarinense (PJSC) concluiu, no mês de agosto, as análises ergonômicas do trabalho (AET) em cinco comarcas do Estado: Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Gaspar e Pomerode. A avaliação teve como objetivo garantir um posto de trabalho confortável, bem como promover a saúde e o bem-estar dos magistrados e servidores.  

Ao todo, 654 postos de trabalho passaram pela análise detalhada dos especialistas em ergonomia. A AET é um método essencial para identificar riscos ocupacionais, analisando fatores como esforço repetitivo, esforço físico, postura e adaptação do ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores.  

A chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Carolina Buôgo, ressaltou a importância do trabalho: “Investir em ergonomia é investir na qualidade de vida. Por isso, é fundamental que realizemos as avaliações ergonômicas nos postos de trabalho em todo o estado. Essas avaliações são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos colegas, prevenindo lesões e promovendo ambientes mais saudáveis e produtivos, o que reflete diretamente na prestação de serviços à sociedade.”  

Segundo Mani Moreira, fisioterapeuta da Seção de Ergonomia, “as recomendações resultantes das AETs serão implementadas nas comarcas, visando melhorias imediatas e a prevenção de possíveis problemas de saúde ocupacional. O PJSC reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores e a busca constante por condições de trabalho ideais.”  

As avaliações dos postos de trabalho continuarão a ser realizadas nas demais unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário catarinense. Agora, no mês de setembro, serão executadas nas demais comarcas da região do Vale do Itajaí e devem ser iniciadas nas regiões da Grande Florianópolis e do Extremo Oeste. Tão logo o cronograma de realização das AETs nessas regiões seja aprovado, a Seção de Ergonomia entrará em contato com as secretarias de foro das comarcas para alinhamento da execução do trabalho.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080