Palestra no PJSC destaca autorresponsabilidade no estilo de vida dos colaboradores - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Saúde
Prestigiada por colaboradores e colaboradoras do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) promoveu nesta quarta-feira (10) a palestra "Autorresponsabilidade na liderança de si mesmo: priorizando a sua saúde e bem-estar". O encontro com a fisioterapeuta e doutora em Ciências da Saúde Angélica Trevisan de Nardi ocorreu no auditório Thereza Tang, 7° andar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e abordou a preocupação com o nosso estilo de vida.
A profissional, que trabalha com práticas integrativas e complementares no campo da prevenção, promoção da saúde e tratamento de comorbidades ao unir corpo, mente e espírito, destacou os cuidados necessários com a alimentação, a atividade física e a qualidade do sono entre outros tópicos. Para Angélica, optar pelas escadas como alternativa de atividade física e dormir pelo menos sete horas diárias são fatores essenciais para a promoção da qualidade de vida.
“A gente sabe da importância de reduzir a farinha branca e o açúcar, porque isso prejudica todo o nosso sistema mental e emocional. E cada vez mais o que nos exigem, inclusive no ambiente de trabalho, é o controle emocional e o gerenciamento de estresse. A alimentação nos dá um suporte e quanto melhor a gente se alimenta, quanto mais saudável estamos nesse quesito, melhor vão ser os resultados que a gente terá. O alimento precisa ser o remédio e, assim, o melhor remédio é a alimentação”, anotou a fisioterapeuta durante a palestra.
O evento contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneghetti; do diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali; e da diretora da DSQV, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, entre outras personalidades. Com duração de cerca de uma hora, a palestra foi transmitida pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube e pode ser acessada a qualquer momento neste link.
“O assunto é muito oportuno e a iniciativa da DSQV foi muito feliz, porque tudo isso tem a ver com saúde e qualidade de vida. Tudo o que podemos fazer pelo nosso autoconhecimento nos transforma em pessoas melhores na vida e no trabalho. Podemos ser melhores companheiros de equipe, colegas, parceiros dos nossos amores e dos nossos entes queridos. Sem dúvida, a palestra foi muito oportuna”, enalteceu a juíza auxiliar da Presidência.
Durante o encontro, Angélica Trevisan de Nardi abordou a importância da autorresponsabilidade na vida pessoal e profissional; autoconhecimento como base para a liderança pessoal; autocuidado e autoaceitação; e priorização da saúde e do bem-estar na prática. A palestra é mais um evento do ReprogrAME-SE, que engloba ações e campanhas de saúde que estimulam o autoconhecimento e o autocuidado para auxiliar na prevenção de doenças e na promoção da saúde das colaboradoras e colaboradores da Justiça catarinense.
Por fim, a diretora de Saúde e Qualidade de Vida destacou que a responsabilidade é de cada colaborador e colaboradora da Justiça catarinense. “Nosso maior propósito é que cada um dos magistrados e magistradas, servidores e servidoras, tenha saúde e qualidade de vida. Entretanto, a responsabilidade é de cada pessoa e, por conta disso, precisamos da parceria de todos para alcançar essa tão almejada meta”, completou.