Voltar 'Copilot permitirá economia significativa de tempo', diz o neurocientista Leandro Mattos

Palestrante tratará do tema no evento sobre IA no próximo dia 9 de julho

Um mergulho sobre as possibilidades ilimitadas do uso da inteligência artificial (IA) no Poder Judiciário será o fio condutor da palestra do neurocientista Leandro Mattos. Renomado especialista na área, ele integra a programação do encontro que acontece na próxima terça-feira, 9 de julho, a partir das 9h, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, para abordar a escolha do Copilot como ferramenta oficial de IA do Judiciário catarinense. “Mais uma vez Santa Catarina está saindo na frente. Essa iniciativa demonstra um compromisso da atual gestão com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, ressalta Mattos.

Para ele, a adoção da ferramenta aumentará a eficiência e a eficácia do trabalho de todos que atuam no Poder Judiciário, ganhando também o cidadão, que terá um tempo de resposta mais célere. “Ao incluir a IA generativa e automatizar processos burocráticos e repetitivos, o Microsoft Copilot permitirá uma economia significativa de tempo. Isso resultará em maior agilidade na tramitação e julgamento de processos, reduzindo o tempo de espera e melhorando a eficiência do sistema judiciário como um todo”, diz.

Entre os objetivos do evento sobre a IA no Poder Judiciário catarinense destacam-se a identificação das oportunidades e desafios no uso institucional de ferramentas de IA generativa, a proposição de mecanismos de internalização e capacitação para adoção em larga escala e a garantia dos princípios da eficiência, economicidade e transparência. “Ao integrar uma ferramenta de IA tão avançada, o Judiciário catarinense se posiciona mais uma vez como um líder em eficiência e modernização no setor público”, garante o neurocientista.

Acesse o vídeo gravado pelo palestrante para o Instagram do TJSC.

Sobre o palestrante:

Além de empreendedor, cientista e desenvolvedor de tecnologia, Leandro Mattos é membro do corpo docente da Singularity University Brasil e CEO da Cognisigns, startup que oferece soluções inovadoras para a identificação precoce de sinais indicadores do transtorno do espectro autista (TEA) e de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em crianças, adolescentes e adultos, com atuação na América, Europa e Oriente Médio.

Audiência pública

No final da programação, será realizada uma audiência pública para debater o uso da IA no âmbito da Justiça catarinense. Para participar presencialmente e se manifestar durante a audiência, é necessário realizar inscrição antecipada. Interessados devem enviar até 5 de julho um e-mail para asplan@tjsc.jus.br contendo nome, instituição que representam, e-mail e telefone de contato.

Será permitida a inscrição de apenas uma pessoa por instituição, que tenha atuação ligada ao tema, e de pessoas físicas, que poderão se manifestar na audiência. As vagas, limitadas, serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição. Cada participante inscrito terá o tempo de até 5 minutos para manifestação oral.

O material resultante da audiência pública fundamentará a proposta das Metas Nacionais para o Judiciário em 2025, que será submetida à Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Confira a programação do evento:

9h - Solenidade de abertura

9h10min - Palestra com Leandro Mattos

10h10min -  Apresentação de cases de uso

11h -  Audiência pública com participantes inscritos

12h – Encerramento

 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.