Voltar AJ promove curso sobre juízo de admissibilidade de recursos excepcionais 

Curso foi ministrado pelos desembargadores Carlos Adilson Silva e Hélio do Valle Pereira

A Academia Judicial realizou, nos últimos dias 27 e 28 de junho, o curso Atualização em Juízo de Admissibilidade de Recursos Excepcionais, ministrado pelos desembargadores Carlos Adilson Silva e Hélio do Valle Pereira. O curso foi realizado nas dependências da instituição de ensino do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O juízo de admissibilidade recursal é um importante mecanismo de filtragem que seleciona as demandas que preenchem os requisitos exigidos para a análise do mérito dos recursos extraordinário e especial.

“O curso vem não apenas para atualizar sobre o sistema recursal extraordinário, mas também para revelar a função precípua do STJ e do STF, que é a de uniformização da jurisprudência dos tribunais pátrios, pois não são órgãos de revisão, não são uma terceira instância recursal”, destacou o desembargador Carlos Adilson Silva. Ele também ressaltou a importância dos recursos excepcionais para uniformizar a interpretação da legislação federal e da Constituição Brasileira, sem esquecer a necessidade de estabilidade na jurisprudência, que “deve ser íntegra e coerente, resguardada nos princípios da isonomia e da segurança jurídica”.

O objetivo do curso é a busca de maior eficiência na gestão dos processos em tramitação, capacitando os participantes à análise otimizada dos juízos de admissibilidade e de conformidade dos recursos excepcionais. A temática é bastante específica, com assunto de competência da 2ª e 3ª Vice-Presidências e da Câmara de Recursos Delegados. O curso teve a participação de magistrados, servidores, estagiários e residentes com atuação nesses órgãos. 

 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.