Fevereiro Roxo: prevenção das demências é tema do 32º podcast 'Conexão Justiça' - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Comunicação
Dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) apontam que nas últimas três décadas a proporção de pessoas com demência e a taxa de mortalidade associada a essa condição aumentaram em mais de duas vezes no país. Até 2050 a doença de Alzheimer, responsável por 7 em cada 10 casos de demência, pode quadruplicar na população brasileira se medidas de prevenção não forem adotadas. Mas quais são os cuidados que devemos ter, desde cedo, para prevenir os sintomas da demência?
Para falar sobre o assunto, a 32ª edição do "Conexão Justiça", o podcast do Judiciário catarinense, recebe a médica e diretora de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do TJSC, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, e as médicas geriatras Juliane Felipe Ferrari e Angela Bueno Becker, especializadas em cuidados paliativos.
Produzido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), do PJSC, o programa é apresentado pelo jornalista e servidor do Judiciário catarinense Francis Silvy Rodrigues e pode ser conferido no canal do PJSC no YouTube. Assista ao episódio completo.
Este episódio do podcast "Conexão Justiça" faz parte da programação da DSQV para o Fevereiro Roxo, mês de conscientização e prevenção do mal de Alzheimer, do lúpus e da fibromialgia, três doenças incuráveis. Nesta edição da campanha, a diretoria salienta a importância dos cuidados com a memória e a saúde cerebral, a fim de prevenir o mal de Alzheimer. A programação ainda tem o lançamento da cartilha digital "Cuidando da Memória", elaborada pelos servidores da diretoria e que trata das relações entre a saúde cerebral e o estilo de vida, cujo enfoque são as principais medidas concretas que se podem adotar para evitar a demência.
Além do podcast e da cartilha, em 14 de fevereiro será publicada na Página do Servidor a dica de saúde "Saúde Bucal e Alzheimer", que discorre sobre a saúde oral e suas implicações na memória.