Coral da AMC faz apresentação de Natal nesta segunda-feira na sede do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Coral da AMC faz apresentação de Natal nesta segunda-feira na sede do TJSC
18 Dezembro 2023 | 10h52min
  • Evento

O Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) vai realizar sua tradicional apresentação de Natal na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta segunda-feira (18). O grupo, coordenado pela maestrina Melina Arruda, cantará músicas natalinas a partir das 18h no hall de entrada do TJSC. Esta será a última apresentação dos músicos neste ano.

Criado em 2000, o Coral da AMC canta e encanta há 23 anos. De lá para cá foram inúmeras apresentações. A agenda do grupo privilegia solenidades na AMC e no TJSC, cerimônias em fóruns e tribunais de todo o país e eventos do Poder Judiciário em geral, mas inclui também diversos eventos do universo artístico musical, como festivais e encontros nacionais e internacionais de corais, formaturas e celebrações em geral. O coral participou inclusive do famoso “Natal Luz” da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. 

A atual diretora do coral, Gilmara Amorim Fortes, relembra sua primeira participação ainda em 2000. “Quando recebi o convite feito pelo juiz Eralton Viviani, há 22 anos, para compor o coral da AMC juntamente com meu marido, Rui Fortes, não imaginei o quanto de satisfação e desenvolvimento humano ele me proporcionaria”, recorda. Gilmara acredita que a união entre os cantores é que dá brilho ao coral. “A busca pela harmonia é gratificante e muitas vezes decepcionante, quando não conseguimos alcançá-la. Mas a luta nos faz crescer, tanto individualmente como em grupo. Viver em grupo requer compreensão, tolerância, altruísmo, respeito pelo tempo do outro, para que o grupo brilhe, se desenvolva e não morra”, justifica.

Melina Figueiredo Alves de Arruda, maestrina do grupo desde 2013, explica que a música traz diversos benefícios comprovados cientificamente para a vida das pessoas, entre eles o alívio do estresse causado pela rotina dos juízes e desembargadores. “O canto aumenta a capacidade respiratória, melhora a articulação, a dicção, eleva os níveis de serotonina no organismo, combate e previne os sintomas do estresse e da depressão”, justifica Melina.

Em 2017, o coral concretizou um antigo sonho: a gravação de um CD exclusivo e autoral com 12 músicas que representam as várias épocas da música brasileira e o cancioneiro popular. O evento de lançamento foi no Teatro Álvaro de Carvalho – um dos principais teatros de Florianópolis.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080