Voltar Emoção, nostalgia e altruísmo marcaram festa de encerramento do PNC no Oeste em 2023

Emoção, nostalgia e altruísmo marcaram o encerramento das atividades do programa Novos Caminhos (PNC), em 2023, na regional de Chapecó. Além de concluir o ano de aprendizado de 27 crianças e adolescentes acolhidos por terem seus direitos gravemente lesados, a cerimônia celebrou a primeira década do PNC, instituído inicialmente no serviço de acolhimento de Chapecó e depois estendido para as demais comarcas do estado.

A solenidade começou com uma apresentação musical do Coral da Escola Sesi de Chapecó, que permitiu a participação de todos os presentes. Depois, foram entregues os certificados para os formandos de Abelardo Luz, Chapecó, Coronel Freitas, Cunha Porã, Maravilha, Mondaí, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Xaxim.

Solenidade Programa Novos Caminhos.
 

Um dos garotos, com 15 anos de idade, não conteve a empolgação ao falar das oportunidades que surgiram a partir do Novos Caminhos. “O atendimento psicológico que recebemos ajudou no desenvolvimento social e profissional. Somado às chances de ser jovem aprendiz por duas vezes, consegui definir minhas habilidades. Por afinidade, estou cursando ensino médio profissionalizante na área de eletromecânica industrial e é aí que quero construir meu futuro. Meu próximo objetivo é conseguir um emprego na área”, planeja.

Saudosista em sua fala, o vice-coordenador estadual de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Sérgio Izidoro Heil, relembrou o momento vivido em 30 de agosto de 2013, em Chapecó, quando foi assinado o termo de cooperação entre os representantes da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para a implantação do programa Novos Caminhos.

Solenidade Programa Novos Caminhos.
 

“Decorridos 10 anos dessa união de esforços, conseguimos visualizar a grandeza do programa e de seus resultados, permitindo que meninos e meninas – que chegam tímidos, assustados e incrédulos – possam, novamente, ter sonhos e esperança, além de acreditar que existe, de fato, um mundo melhor. Hoje, visualizamos o desabrochar desses jovens que antes eram sementes do programa, e agora estão mais felizes cultivando a fé e a esperança. Escolham sempre o caminho do bem! E lembrem-se: pratiquem o conhecimento, a perseverança e a gratidão. Assim, a vida será extraordinária!”

Magistrado.
 

A juíza Surami Juliana dos Santos Heerdt, da Vara da Infância e Juventude da comarca de Chapecó, manifestou grande alegria em rever as crianças e adolescentes presentes. E deixou um conselho: “Busquem independência financeira e emocional porque, a cada dia, descobrirão a importância disso para sua dignidade. Continuem estudando. Verão que não haverá limites para o sucesso, desde que haja engajamento, dedicação e que não tenham preguiça de aprender, abraçando todas as oportunidades que a vida venha a apresentar a partir de agora.”

A juíza Mariana Helena Cassol, da comarca de Palmitos, destacou a chance dada a esses jovens para um futuro mais promissor. “Parabenizo as empresas que participam do programa, transformando a vida de crianças e adolescentes. E, também, a todos os profissionais do serviço de acolhimento que não medem esforços para garantir uma vida digna aos acolhidos.”

Solenidade Programa Novos Caminhos.
 

O vice-presidente da FIESC na regional de Chapecó, Waldemar Antonio Schmitz, também lembrou o início do programa, há 10 anos, e celebrou os mais de 1.200 jovens atendidos pelo Novos Caminhos nesse período. Schmitz agradeceu e parabenizou as empresas parceiras que possibilitam capacitação, profissionalização e emprego aos jovens.

“Esse programa entrega autoconfiança e autonomia, que são fundamentais para a construção da vida adulta digna, além de oportunizar aquisição de habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho com melhores condições. Os atendimentos na área da saúde, as oficinas e a qualificação profissional colaboram para a redução da vulnerabilidade social dos jovens e, com isso, proporcionam novas oportunidades.”

Solenidade Programa Novos Caminhos.
 

Neste ano, o selo de Empresa Cidadã foi entregue para Alcaplas Indústria de Plásticos, Aurora Coop, Bugio Agropecuária, FarmaSesi, Kemin Nutrisurance Nutrição Animal e Ogochi. Também receberam certificados os voluntários, profissionais e cuidadores do serviço de acolhimento, assistentes sociais e psicólogas.

Participaram ainda o presidente da AMC, juiz Marcelo Pizolati; a representante do Senac Chapecó Silvana Marcon; e o representante do Senar/SC Helder Jorge Barbosa. A cantora mirim chapecoense Vitória Gnoatto encerrou a cerimônia com duas canções apresentadas recentemente em programa televisivo de alcance nacional, no qual foi finalista.


O Programa

O Programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.