Voltar Jecrim oportuniza discussão sobre emoções, atitudes e comportamentos com autores de violência doméstica 

Em consonância com os objetivos da XXV Semana da Justiça pela Paz em Casa, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça entre os dias 20 e 24 de novembro deste ano, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da comarca de Chapecó (Jecrim) empenhou esforços para a realização de audiências, despachos, decisões e sentenças no período, além de uma reunião reflexiva com 52 autores de violência doméstica que têm contra si medidas protetivas ativas. Na ocasião, abordou-se a necessidade de conscientização dos agressores sobre as próprias emoções, atitudes e comportamentos para prevenir novos episódios de violência. 

O encontro, denominado "Caminhando para a paz: diálogo de transformação", foi mediado pelo psicólogo especialista em desenvolvimento humano Eduardo Basso, a convite do magistrado da unidade, Giuseppe Battistotti Bellani. A explanação buscou trabalhar o estigma da violência doméstica contra a mulher. A fala foi direcionada aos homens agressores e teve o objetivo de conscientizá-los, sem julgamento ou acusações, fomentando a escuta. Enfatizou-se a consciência da autorresponsabilidade e as questões históricas que envolvem a cultura do machismo e o papel do homem na sociedade, bem como o ciúme e o sentimento de posse, e como esses afetam o funcionamento cerebral. 

“Muito mais do que uma palestra, a reunião foi uma conversa em que os participantes puderam falar de suas experiências de vida e, consequentemente, foi proporcionado um momento terapêutico, de reflexão e tomada de consciência”, avaliou o magistrado. A reunião contou com o apoio do programa Rede Catarina, da Polícia Militar, e também do Rotary Club Chapecó Centro, que forneceu material impresso para ser entregue a cada um dos participantes. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.