Voltar Comarca de Lages reúne colaboradoras para falar sobre saúde e cuidados da mulher 


 

As comarcas catarinenses estão engajadas no movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Em Lages, a unidade propôs às servidoras, estagiárias e terceirizadas uma tarde de reflexão sobre a saúde da mulher e os cuidados com a alimentação na prevenção da doença, com palestras de médica, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista.

Um dos questionamentos feitos pelas convidadas às participantes foi: “Será que estou em primeiro lugar na minha vida? Junto a esta reflexão vieram outros pontos sobre como a vida delas na atualidade se diferencia de três ou quatro décadas atrás e o quanto a mulher de hoje precisa se desdobrar para conciliar todas as demandas de casa, família e trabalho. “Não podemos esperar o mês de outubro para lembrar de cuidar de nós. Precisamos ter a dimensão do ser mulher no sentido ampliado. Se amar e se permitir é um grande passo para o autocuidado”, destaca a doutora enfermeira Andréia Miranda.  

Servidoras de Lages recebem palestra.
 

A fisioterapeuta pélvica Caroline Luduvichack falou sobre a importância do autoconhecimento, o cuidado com o corpo e a sexualidade. Assuntos reforçados pela médica Danielle Daronch, pós-graduada em sexologia clínica. A profissional abordou, ainda, questões relacionadas ao câncer de mama. “Mulheres com 40 anos ou mais devem procurar fazer o exame clínico das mamas anualmente. As com mais de 50 anos devem fazer mamografia a cada dois anos”. Além disso, todas, devem estar atentas a possíveis mudanças na mama e na condição de saúde e procurar imediatamente orientação médica se algo estiver diferente.

Para auxiliar na prevenção desta e outras doenças, a alimentação saudável e a prática de atividade física são fundamentais. A nutricionista Caroline Pucci, especialista em nutrição esportiva, clínica e fitoterapia, discorreu sobre esses pontos. “A adoção de um estilo de vida mais saudável pode começar a qualquer momento e de forma gradativa. Importante é ter a consciência de que é preciso haver algumas mudanças”.

O encontro reuniu mais de 50 mulheres e um homem. Uma delas foi a servidora Elli Karina Gracia. “Adorei o evento, principalmente pela possibilidade de estarmos juntas em um momento de descontração. As profissionais são muito bacanas e trouxeram ideias fáceis de serem colocadas em prática para o bem-estar”, avalia. Para a colega Rosane Alano, oportunidades como esta faz com que se sintam acolhidas. “Os temas propostos foram muito bem escolhidos, pois nós mulheres precisamos olhar mais para nós mesmas”, pontua.

Servidoras de Lages recebem palestra.
 

O diretor do foro, juiz Alexandre Takaschima, incentiva ações como a que foi proposta. “Que a comarca de Lages seja um espaço no qual as mulheres se juntam para falar de coisas difíceis, sim, mas que também se apoiam e se cuidam. Que possam se enxergar como mulheres que podem ser o que quiserem”. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitou a participação da médica e enfermeira, e da fisioterapeuta e nutricionista. A unidade agradece a colaboração de empresas e profissionais que disponibilizaram brindes para sorteio entre as participantes.

Servidores participantes de rosa.
 

Na região Sul, a comarca de Sombrio esteve engajada nesta semana com a temática do Outubro Rosa. A iniciativa foi incentivada, em especial, pela estagiária da secretaria do foro, Diédli Martins de Oliveira, que engajou os colegas da comarca para virem vestidos de  rosa. Os magistrados Stefan Moreno Schoenawa, diretor do foro e titular da 2º Vara, e Renato Della Giustina, titular da 1ª Vara, se reuniram com os profissionais que trabalham no Fórum desembargador Sávio de Sá Gonzaga para registrar a atitude.

Servidores participantes de rosa.
 

No Alto Vale do Itajaí, a comarca de Ibirama, como todos os anos, está engajada em prol da campanha Outubro Rosa. Além da tradicional iluminação rosa do prédio do fórum local, no dia 3 de outubro foi promovido um coffee break com a participação de todos os colaboradores da comarca, para divulgação da programação do Outubro Rosa, no PJSC ReprogrAME-SE, e logo após aconteceu o habitual registro com a manifestação de vestir rosa.

Fachada do fórum iluminado de rosa.
 

Em Palmitos, no Oeste do Estado, a juíza Mariana Helena Cassol, diretora do Foro local, juntamente com os servidores, terceirizados, MP e OAB, também fizeram um registro para a campanha de prevenção ao câncer de mama, com o objetivo de conscientizar a todos os jurisdicionados da comarca acerca da importância do exame preventivo. 

Servidores participantes de rosa.
 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.