Pesquisas e relatórios

Pesquisa sobre assédio e discriminação no âmbito do PJSC 2024 - Envolver e Transformar

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a todas as formas de Discriminação (CPEAMAS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) lançam a edição de 2024 da Pesquisa sobre Assédio e Discriminação no Âmbito do Poder Judiciário Catarinense.

Essa pesquisa, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo geral levantar dados relativos à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 351, de 28 de outubro de 2020.

A versão direcionada a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do PJSC busca aperfeiçoar as ações preventivas e auxiliar no direcionamento das ações internas neste Poder, e poderá ser respondida, de modo confidencial, entre os dias 22 de maio e 21 de junho de 2024.

A primeira edição da pesquisa realizada no TJSC, chamada Censo das Diversidades, contou com a participação de 327 pessoas. O levantamento revelou que muitas pessoas de diversos cargos e níveis hierárquicos do PJSC já se sentiram vítimas de assédio ou discriminação, sendo os servidores o grupo profissional que mais teria sofrido assédio.

Os resultados obtidos com o Censo das Diversidades possibilitaram às CPEAMAS a adoção de medidas internas para ampliar as ações relativas à Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação.

Na edição de 2024, foram feitas alterações significativas na pesquisa, tendo sido excluídas perguntas abertas e inseridas questões relevantes sobre canais de atendimento e de notícias, todas com base na 2ª Pesquisa Nacional, realizada pelo CNJ em 2023.

A pesquisa não tem caráter punitivo. Seu maior intuito é obter informações que possam orientar o aperfeiçoamento da política de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação e permitir que as CPEAMAS acompanhem as ações implementadas.

Sua participação é fundamental. Contribua para um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, respeitoso e inclusivo.

Você é uma pessoa muito especial, e as CPEAMAS estão contando com sua participação.

Participe da Pesquisa e faça a diferença.