Nossos ciclos

Banner em tons de lilás e branco com uma imagem estilizada de duas mãos que se transformam em uma árvore e o texto nossos ciclos

O que é

O Nossos Ciclos oferece ações voltadas para acolher e orientar colaboradores do PJSC que, na vivência de situações de perdas e mudanças relacionadas ao contexto de trabalho (tais como: falecimentos de colegas, exoneração de cargos comissionados ou funções gratificadas, troca de chefia, implantação de novas tecnologias e procedimentos, extinção e/ou criação de setores, mudanças de cidade e/ou estado para ingresso no cargo público),sentem dificuldade para lidar com a perda, retomar projetos de vida, construir novos rumos ou adaptar-se a novas demandas ou experiências laborais.

Objetivos

  • Facilitar processos de elaboração de luto, por meio de trabalho individual e/ou grupal, com ênfase no desenvolvimento e/ou no resgate de recursos que ampliem a capacidade de enfrentamento e de superação de situações vividas como perdas e outras adversidades.
  • Prevenir complicações associadas ao luto e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Auxiliar os colaboradores na retomada da sua vida cotidiana, construir novos objetivos de vida e novas relações, possibilitando assim a manutenção de níveis satisfatórios de saúde e bem-estar, o resgate da produtividade e da vitalidade.
  • Contribuir com a qualidade do ambiente de trabalho e dos serviços oferecidos pela organização.

Ações

1. METAMORFOSE

Atuação voltada para os atendimentos decorrentes de mudanças e transformações organizacionais, a exemplo das que se originam por inovações tecnológicas, 
procedimentais, alterações estruturais, culturais e/ou demandas sociais, exoneração de cargos, troca de chefia, extinção de setores, necessidade de modificar funções e fluxos de trabalho. 

Como participar

Os atendimentos podem ser realizados pré-mudança (acompanhamento dos gestores no processo de comunicação da mudança ao grupo, com o objetivo de favorecer que todos os envolvidos compreendam as informações passadas e evitar distorções perceptivas que possam interditar a fluidez do processo de mudança) e/ou pós-mudança (atendimentos individuais pontuais, quando a mudança tiver ocorrido sem comunicação prévia e a servidora ou o servidor sentir necessidade de apoio psicossocial para elaborar esse luto).

A Seção Psicossocial Organizacional, ao ter conhecimento de alguma mudança prevista ou em andamento na instituição, pode ofertar o suporte desta ação aos envolvidos. O atendimento, tanto em situações pré quanto pós-mudança, também pode ser demandado pelos gestores (de unidades judiciais ou administrativas) ou colaboradores, por meio do formulário de solicitação ou encaminhamento do processo administrativo em que esteja sendo tratado o caso. 

2. SAUDADE

Atuação voltada para os atendimentos decorrentes do falecimento de colaborador de uma das unidades do Poder Judiciário catarinense, abrangendo o contato com familiares (oferta de suporte emocional emergencial e repasse de informações básicas de direitos/deveres e benefícios dos dependentes, ou responsáveis pelo custeio do funeral) e o oferecimento de espaço de escuta e acolhimento aos colaboradores que trabalhavam com a pessoa falecida (elaboração do luto pelo indivíduo e/ou grupo, mediante a possibilidade de prestar respeito e homenagem a quem partiu e da oportunidade de realizar uma despedida simbólica pelos colegas de trabalho).

Como participar

A Seção Psicossocial Organizacional fará o contato com os familiares e com os colegas a partir do comunicado de falecimento de servidores e magistrados, feito pela Seção de Pensões e Certidões Previdenciárias.

No caso de falecimento de outros colaboradores, poderá haver a solicitação de atendimento mediante contato com a Seção por meio do formulário de solicitação.

3. TRAVESSIA

Atuação voltada para atendimentos decorrentes do acolhimento e integração de novos servidores que mudaram de cidade e/ou estado para ingressarem no PJSC. 

Como participar

Atendimentos individuais e/ou grupais, que serão realizados, preferencialmente a partir do uso de metodologias como escuta empática e rodas de apoio, a serem oferecidas, inicialmente com o levantamento dos casos mais recentes (a partir das posses ocorridas na vigência do Programa Novos Laços) e, na continuidade, buscando acompanhar o ritmo de ingressos, atendendo os casos que surgirem. 

A Seção Psicossocial Organizacional fará o convite diretamente ao público-alvo.

Mais informações

Seção Psicossocial Organizacional
Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas
Diretoria de Gestão de Pessoas
E-mail: dgp.psicossocial@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-7548