Dicas de redação

Voltar Flexão na ginástica laboral

Em gramática do português brasileiro, e não só nessa língua, é difícil evitar o uso indiscriminado do gênero masculino como a forma neutra, a não ser que as pessoas já estejam razoavelmente instruídas e habituadas a encontrar soluções no próprio sistema linguístico ou adaptáveis a ele.

Para se exercitar, você pode empregar concomitantemente formas gramaticais masculinas e femininas no caso de substantivos e pronomes que se referem a pessoas (por exemplo, “Os médicos e as médicas trabalharam bem”; “Homenageamos todos e todas que se dedicaram ao projeto”). Pode também manter um banco de palavras que não flexionam em gênero, como “pessoa”, para usar na redação, com adaptações quando necessário. Nos dois casos, cuide para não comprometer a comunicação, que deve ser simples, clara, objetiva, elegante, fluida. Más soluções podem deixar o texto ridículo.

As dicas a seguir exemplificam como eliminar o uso do masculino como a forma que representaria qualquer pessoa. 

  1. Troque “Convida os que estão próximos de” por “Convida quem está perto de”.
  2. Troque “Fique atento às notícias” por “Atente-se às notícias”.
  3. Troque “Basta estar disposto” por “Basta ter disposição”.
  4. Troque “Do entrevistador” por “De quem entrevista”.
  5. Troque “Ficou curioso?” por “Tem curiosidade?”.
  6. Troque “Responsabilidade de cada um” por “Responsabilidade de cada pessoa”.
  7. Troque “dois assistentes sociais” por “2 assistentes sociais” (quando não é necessário escrever o número por extenso).

Ao planejar seu texto, considere quantos usos do gênero gramatical masculino como forma neutra poderão ser eliminados ou evitados.  Quando houver poucas referências a pessoas, escreva “senhoras e senhores”, “magistradas e magistrados”, “servidoras e servidores”, “brasileiras e brasileiros”, como se costuma usar hoje no início da maioria dos discursos. Entretanto, perceba que isso pode mostrar falta de coerência se no resto do texto todas as ocorrências em que tradicionalmente se usa só o masculino não forem resolvidas.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi