Transparência: usuário do Balcão Virtual do PJSC saberá o seu lugar na fila de espera - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Transparência: usuário do Balcão Virtual do PJSC saberá o seu lugar na fila de espera
12 Maio 2021 | 07h24min
  • Administração

Para dar transparência aos serviços prestados pelo Balcão Virtual, que é o novo canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) aprimorou a ferramenta mais uma vez. Agora, o usuário, ao ingressar na sala virtual, saberá o seu lugar na fila de espera para atendimento. O Balcão Virtual simula o auxílio presencial por uma chamada de videoconferência, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, em virtude da pandemia de Covid-19.

Desde o início da implantação, em 22 de março deste ano, 254 varas de 45 comarcas já têm o serviço à disposição. Até o dia 7 de junho, todas as 111 comarcas terão o Balcão Virtual em funcionamento nas 384 unidades. A assessora técnica da DTI Eulésia de Souza lembra que o aperfeiçoamento da ferramenta teve origem na sugestão de servidores e servidoras nos primeiros dias de trabalho.

O primeiro ajuste foi a inclusão de um alerta sonoro a cada ingresso de novo usuário no ambiente virtual, uma vez que os profissionais do Judiciário catarinense trabalham com várias guias de internet abertas ao mesmo tempo. "Após duas semanas da implantação do Balcão Virtual nas comarcas da Capital e de Joinville, coletamos as sugestões dos usuários. Uma das observações foi tornar transparente para o público externo a sua posição, ou seja, a ordem de chegada. Desde a semana passada esta novidade já está implantada: o cidadão ou cidadã que acessar o Balcão Virtual visualizará na sua tela o número que indica a sua ordem de entrada", anotou a assessora da DTI.

Sem a necessidade de agendamento, o Balcão Virtual deve ser acessado a partir da página eletrônica do TJSC. O atendimento a distância levará em conta todos os procedimentos que são feitos de forma presencial, como o respeito ao atendimento presencial e a necessidade da apresentação de documento oficial de identificação quando solicitado.

Confira as comarcas onde o serviço está disponível: Joinville, Capital, Blumenau, Lages, Chapecó, São José, Criciúma, Palhoça, Tubarão, Rio do Sul, Balneário Camboriú, Brusque, Jaraguá do Sul, Itajaí, Anchieta, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Modelo, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, São Carlos, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha, Itá, Abelardo Luz, Catanduvas, Coronel Freitas, Herval do Oeste, Ipumirim, Ponte Serrada, São Domingos, Seara, Joaçaba, Concórdia, Campos Novos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Xaxim e Capinzal.

 

Cronograma para as próximas comarcas

 

Dia 17/5 - Caçador, Lebon Régis, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Tangará, Fraiburgo, Rio do Campo, Videira, Santa Cecília, Taió, Curitibanos, Bom Retiro, Urubici e São Joaquim;

 

Dia 24/5 - Garuva, Mafra, Timbó, Canoinhas, Itaiópolis, Itapoá, Pomerode, Papanduva, Porto União, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Araquari, Guaramirim, São Francisco do Sul, Ascurra e Indaial;

 

Dia 31/5 - Presidente Getúlio, Ituporanga, Rio do Oeste, São João Batista, Tijucas, Ibirama, Trombudo Central, Gaspar, Itapema, Porto Belo, Balneário Piçarras (unidade Penha), Barra Velha, Camboriú e Navegantes;

 

Dia 7/6 - Armazém, Capivari de Baixo, Forquilhinha, Garopaba, Imaruí, Jaguaruna, Lauro Muller, Meleiro, Santa Rosa do Sul, Turvo, Braço do Norte, Imbituba, Laguna, Orleans, Içara, Urussanga, Sombrio, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu e Araranguá.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080