Sede do TJSC passará por simulado de incêndio para reforçar protocolos de emergência   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Sede do TJSC passará por simulado de incêndio para reforçar protocolos de emergência  

Atividade envolverá servidores, brigadistas e equipes de resgate na tarde de sexta 

10 Abril 2025 | 09h51min
  • Prevenção

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realiza nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 14h, um simulado de incêndio nas Torres I e II do complexo administrativo, no centro de Florianópolis. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e de Capacitação das Brigadas de Incêndio, promovido pela Academia Judicial em parceria com a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O exercício simulará um princípio de incêndio e a evacuação dos prédios, com participação de servidores, brigadistas voluntários, integrantes da Casa Militar, do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) e do CBMSC. O objetivo é reforçar os protocolos de emergência e preparar a população fixa e flutuante do TJSC para agir com segurança em situações reais de risco.

A programação prevê a ativação de alarmes, uso de máquina de fumaça, abandono ordenado das torres pelas rotas de emergência e oficinas práticas. Entre as simulações previstas estão o combate a focos de incêndio, a retirada de vítimas com deficiência e o resgate técnico com corda (rapel) e autoescada mecânica.

De acordo com o coronel BM Fabiano Bastos das Neves, chefe da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no TJSC, a atividade permitirá testar os protocolos de segurança na prática, detectar falhas e aperfeiçoar o plano de emergência, "garantindo que, em uma situação real, todos possam evacuar do prédio com segurança e tranquilidade". Segundo ele, a falta de conhecimento, o pânico e as ações improvisadas podem custar vidas.

A operação será acompanhada por equipes de segurança do TJSC, responsáveis por orientar o trânsito interno e garantir o deslocamento seguro até os pontos de encontro externos. Viaturas do Corpo de Bombeiros também estarão presentes para apoiar as ações de salvamento e combate.

O exercício simulado integra o plano de gestão de segurança institucional do Poder Judiciário catarinense, alinhado às melhores práticas de prevenção e resposta a emergências em grandes edificações. 

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080