TJSC entrega nova Vara Regional de Garantias no Planalto Norte do Estado   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC entrega nova Vara Regional de Garantias no Planalto Norte do Estado  

Unidade instalada na comarca de Mafra atenderá demandas da região  

26 Fevereiro 2025 | 19h15min
  • Instalação

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) realizou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a instalação da Vara Regional de Garantias da comarca de Mafra, no Planalto Norte. A unidade atenderá, além da cidade-sede, as comarcas de Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul, sob titularidade do juiz André Luiz Lopes de Souza, que atuava na Vara Criminal daquela comarca. O acervo inicial da unidade será de aproximadamente 2 mil procedimentos. 

O 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid José Goulart Júnior, que presidiu o ato, reforçou a importância da Vara de Garantias para a eficiência do sistema judiciário e a melhoria das condições de trabalho dos magistrados. Segundo ele, “essa mudança trará mais agilidade, maior concentração de esforços e aprimoramento da prestação jurisdicional”. O desembargador ressaltou ainda que a implementação da unidade representa um avanço significativo para a Justiça catarinense, pois garante maior organização processual e eficiência na condução das investigações criminais. 

Durante a cerimônia de instalação, o diretor do foro da comarca de Mafra, juiz Yuri Lorents Violante Frade, destacou o pioneirismo do TJSC na instalação das varas de garantias. Ele ressaltou que, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha validado a criação do juiz de garantias em agosto de 2023 e fixado um prazo de até 24 meses para sua implementação, o PJSC, em dezembro do mesmo ano, instalou a Vara Regional de Garantias de Rio do Sul, que foi amplamente noticiada como a primeira do país. 

“Cá estamos, um ano e três meses depois apenas, lembrando que o prazo dado pelo STF era de 12 meses, prorrogável por igual período, com o processo quase finalizado em todo o Estado”, enfatizou, ao citar os desafios administrativos enfrentados na implementação da nova estrutura. 

A Vara Regional de Garantias desempenhará um papel crucial na administração da Justiça, de forma a contribuir para a manutenção da ordem pública e a integridade da administração pública, ao mesmo tempo em que aliviará a sobrecarga das demais unidades judiciais da região. Entre as vantagens da unidade regionalizada estão a redução do acúmulo de processos nas varas não especializadas, a especialização do trabalho, a padronização e automação de dados, a concentração dos atos decisórios em audiência e a padronização geográfica no plantão judiciário. 

O coordenador administrativo das Promotorias de Justiça da comarca de Mafra, promotor Antônio Junior Brigatti Nascimento, reforçou a importância da nova unidade na garantia de direitos e na celeridade de processos. “Essa redução de competência dos magistrados diminui a carga de trabalho e consequentemente dá mais agilidade aos processos, fortalecendo todo o sistema de justiça”, pontuou. 

A função do juiz de garantias foi criada pela Lei n. 13.964/2019 e posteriormente lapidada pelo STF. Tomar decisões sobre a concessão, prorrogação ou revogação de prisões cautelares, prorrogação dos prazos de investigações, quebra de sigilos, autorização de operações de busca e apreensão e arquivamento de investigações, além de realizar todas as audiências de custódia, são funções dos juízes de garantias. 

As obrigações ocorrem por toda a fase do inquérito policial e se encerram somente após o oferecimento ou não da denúncia. A partir desse ponto, a análise passa a ser de competência do juiz de instrução, que será responsável pela sentença. A intenção é que o juiz de garantias controle a legalidade dos procedimentos de investigação e garanta direitos aos investigados. 

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mafra, Patrícia Gaio, que representou o presidente da OAB de Santa Catarina, Juliano Mandelli, sublinhou que esta é uma grande conquista para a região. “A instalação da Vara Regional de Garantias da comarca de Mafra representa um avanço significativo para a Justiça, trazendo mais segurança jurídica e reforçando a proteção dos direitos individuais. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Tribunal de Justiça e da OAB de Santa Catarina com a legalidade e a transparência nos procedimentos investigativos, garantindo uma atuação mais equilibrada e justa a todos os cidadãos”, afirmou, ao ressaltar o bom trabalho e o empenho de magistrados e servidores da região. 

Presente no evento, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, parabenizou o Poder Judiciário pela nova unidade e ressaltou o crescimento do município nos últimos anos, que tem alcançado bons índices em diversas áreas, principalmente na saúde e na educação. “É mais um marco histórico para Mafra a criação desta vara hoje, que se firma ainda mais na região”, celebrou, ao parabenizar a Presidência do TJSC. 

Criada pela Lei n. 1147, de agosto de 1917, e instalada em 8 de setembro do mesmo ano, a comarca de Mafra está situada no norte de Santa Catarina. Cidade de grande importância econômica, cultural e turística para a região, sua economia é diversificada, com destaque para a agropecuária, a indústria madeireira e o setor metalúrgico, que impulsionam o desenvolvimento local e geram empregos. A posição estratégica do município, na divisa com o Paraná, facilita o comércio e a logística ao fortalecer o crescimento de empresas e empreendimentos. 

Ao final da cerimônia ocorreu o ato de descerramento da fita inaugural, e os presentes puderam conhecer as dependências da Vara Regional de Garantias da comarca de Mafra. O evento contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, e do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho, além dos juízes auxiliares da Presidência Maira Salete Meneghetti e Rafael Fleck Arnt, responsável pela Coordenadoria de Magistrados, e dos juízes-corregedores Maximiliano Losso Bunn, Laudenir Fernando Petroncini e Raphael Mendes Barbosa, bem como magistrados, magistradas, servidores e servidoras da região. 

Confira a cobertura fotográfica completa deste evento.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080