Concluído curso inicial de formação, novos juízes começam trabalho nas comarcas de SC  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Concluído curso inicial de formação, novos juízes começam trabalho nas comarcas de SC 

Prestação jurisdicional reforçada no Estado com mais 30 magistrados 

24 Fevereiro 2025 | 11h06min
  • Magistratura

Uma solenidade realizada ao final da tarde da última sexta-feira, 21 de fevereiro, no Auditório Jurista Paulo Henrique Blasi, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), marcou a conclusão do Curso Oficial de Formação Inicial para a Magistratura do Poder Judiciário de Santa Catarina, promovido pela Academia Judicial (AJ).

O evento, que contou com a presença dos 30 juízes e juízas aprovados no último concurso da magistratura, reuniu as principais autoridades do Tribunal de Justiça, entre elas o presidente do TJ, desembargador Francisco Oliveira Neto; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Fernando Zanini Fornerolli, o diretor-geral da AJ, desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch; e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Janiara Maldaner Corbetta, além de demais integrantes do corpo diretivo e juízes auxiliares do Gabinete da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça.

Conselhos 

A cerimônia foi marcada pelos conselhos profissionais e de vida dados pelas autoridades, que compartilharam suas experiências e os desafios que serão encontrados pela frente. Com muita empatia, o presidente do Tribunal de Justiça relatou seu próprio processo no início da carreira. “A vida é um sopro”, falou Oliveira Neto, ao parafrasear o arquiteto Oscar Niemeyer, na tentativa de acalentar a ansiedade natural para o exercício da nova função.  

O desembargador Schuch destacou a importância da formação continuada na carreira da magistratura. “Vocês alcançaram o cargo de juiz, mas este não é o fim, vocês precisam continuar estudando e se renovando a cada dia. Quando paramos de questionar, paramos de crescer, e a carreira de vocês deverá continuar, com sabedoria, ética e dedicação, nos auxiliando na formação de um sistema judiciário mais justo e eficiente”. 

Já o corregedor Fornerolli deu maior relevância para o exercício da função judicante em si. “O exercício da judicatura é uma função social de distribuição de justiça. Não existe poder sem dever e responsabilidade. Cada processo é único, embrenhem-se nele para que tenham a consciência tranquila de que tiveram a melhor decisão”, aconselhou o corregedor. “O ato é unívoco, mas as consequências são compartilhadas”, finalizou.  

A juíza substituta Bruna Carol Butka, oradora da turma, resgatou as 588 horas-aulas pelas quais os novos magistrados passaram durante o curso de formação e destacou a importância desse processo rico em conteúdo teórico e prático. Frequentá-lo, em sua avaliação, “exigiu esforço acadêmico e pessoal, pois o juiz da atualidade deve também ser um bom gestor”. 

Novos desafios

Familiares e amigos dos novos juízes também prestigiaram o ato, bastante concorrido e que praticamente lotou o auditório da AJ. O Curso Oficial de Formação Inicial para a Magistratura teve início em 21 de outubro de 2024 e culminou com a formatura dos novos juízes na última sexta-feira. Nesse período, os magistrados aliaram teoria e prática para melhor adaptação à prestação jurisdicional, assim como tomaram ciência da estrutura administrativa do Judiciário estadual.

O objetivo da ação educacional, segundo a Academia Judicial, foi fornecer aos novos magistrados a formação necessária para o exercício das funções judicantes e gerenciais, a partir do desenvolvimento de competências essenciais à magistratura, sustentadas pelos princípios humanísticos, éticos e deontológicos.

Além disso, aos novos juízes e novas juízas foi destacado o importante papel que desempenharão perante a sociedade, bem como as ferramentas disponíveis para a melhoria da prestação jurisdicional e o cumprimento das metas institucionais (com informações da Assessoria de Comunicação da Academia Judicial). Já nesta semana, a partir da próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, os magistrados começarão a se estabelecer nas comarcas onde foram lotados:  

VICTOR MACHADO SCHMITT 

22ª CIRCUNSCRIÇÃO – TAIÓ 

JOÃO FILGUEIRAS GOMES RAMIREZ 

14ª CIRCUNSCRIÇÃO – SÃO JOAQUIM 

MATHEUS ARCANGELO FEDATO 

37ª CIRCUNSCRIÇÃO – DIONÍSIO CERQUEIRA 

MARIA FERNANDA BARBOSA TESTA 

14ª CIRCUNSCRIÇÃO – SÃO JOAQUIM 

LUÍZA MARIA SAMULEWSKI 

13ª CIRCUNSCRIÇÃO – CURITIBANOS 

BRUNA CAROL BUTKA 

31ª CIRCUNSCRIÇÃO – CONCÓRDIA 

VITORIA DO PRADO BERNARDINIS 

35ª CIRCUNSCRIÇÃO – SÃO LOURENÇO DO OESTE 

JULIANO MARTINS ECCO 

12ª CIRCUNSCRIÇÃO – LAGES 

RODRIGO DUMANS FRANÇA 

20ª CIRCUNSCRIÇÃO – INDAIAL 

MIRELA LISSA YASUTOMI 

35ª CIRCUNSCRIÇÃO – SÃO LOURENÇO DO OESTE 

LUCAS PRADO DE SANCHES 

37ª CIRCUNSCRIÇÃO – DIONÍSIO CERQUEIRA 

JULIANA GONÇALVES 

12ª CIRCUNSCRIÇÃO – LAGES 

BRUNA MORESCO SILVEIRA 

32ª CIRCUNSCRIÇÃO – SÃO MIGUEL DO OESTE 

MARIANA MONTEIRO DE MORAES DE ARRUDA FALCÃO 

28ª CIRCUNSCRIÇÃO – MAFRA 

ROBERTO INÁCIO NEUNDORF 

33ª CIRCUNSCRIÇÃO – XANXERÊ 

PAOLA RAÍSSA MILITZ GALIANO 

22ª CIRCUNSCRIÇÃO – TAIÓ 

ADRIELLY PINHO MOREIRA 

37ª CIRCUNSCRIÇÃO – DIONÍSIO CERQUEIRA 

THIAGO ROSA ALVAREZ 

40ª CIRCUNSCRIÇÃO – CAÇADOR 

FERNANDO YAZBEK ZAZINI 

23ª CIRCUNSCRIÇÃO – ITAJAÍ 

ISABELA FERREIRA SAUER 

15ª CIRCUNSCRIÇÃO – JOINVILLE 

FERNANDA FERREIRA VIEIRA 

18ª CIRCUNSCRIÇÃO – BLUMENAU 

RODRIGO PORTELA MATOS SILVA 

16ª CIRCUNSCRIÇÃO – JARAGUÁ DO SUL 

JONATHAN DE VILA CIRIMBELLI 

5ª CIRCUNSCRIÇÃO – CRICIÚMA 

MAYARA GOMES PEDROSO 

30ª CIRCUNSCRIÇÃO – CHAPECÓ 

ANA LUIZA DA CRUZ PALHARES 

7ª CIRCUNSCRIÇÃO – ARARANGUÁ 

RAPHAEL CESAR REZENDE 

12ª CIRCUNSCRIÇÃO – LAGES 

MORGANA DALLA COSTA ROCHA 

19ª CIRCUNSCRIÇÃO – RIO DO SUL 

MARIANA AGARIE SANT ANA ALVES 

30ª CIRCUNSCRIÇÃO – CHAPECÓ 

CAROLINE PERESSONI PORCHER 

38ª CIRCUNSCRIÇÃO – JOAÇABA 

ANELYSE REIS DE MELO NAVARRO 

30ª CIRCUNSCRIÇÃO – CHAPECÓ 

Imagens: Divulgação/Edson Inácio-Academia Judicial
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080