Confira a agenda de sessões do júri popular para a próxima semana em todo o Estado - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Confira a agenda de sessões do júri popular para a próxima semana em todo o Estado

Matéria apresenta uma síntese dos principais casos

21 Fevereiro 2025 | 14h49min
  • Tribunal do Júri

Comarcas catarinenses pautaram sessões de julgamento pelo Tribunal do Júri para a próxima semana. No período de 24 a 28 de fevereiro, os casos, alguns de repercussão, serão avaliados por um Conselho de Sentença formado por sete cidadãos, responsáveis por decidir o futuro daqueles que se sentarão no banco dos réus.

Confira abaixo uma síntese do conteúdo da denúncia de cada ação penal:

24 de fevereiro – Na comarca de Joinville, o crime em julgamento será uma tentativa de homicídio registrada em 3 de abril de 2022, no bairro Fátima. De acordo com a denúncia, o réu teria desferido cinco golpes de faca enquanto a vítima estava de costas. Momentos antes houve uma discussão entre os dois, que dividiam moradia, por conta de uma geladeira que o acusado teria comprado da vítima (Autos n. 5018612-69.2022.8.24.0038).

25 de fevereiro – O Conselho de Sentença da comarca da Capital julgará um homem pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 16 de dezembro de 2012, o acusado teria assassinado um vizinho com cinco tiros no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Após discussão entre as esposas do acusado e da vítima, o réu teria ido ao encontro do vizinho, que soltava pipa com o filho e o sobrinho. Ele teria sido morto na frente das crianças (Autos n. 0009527-10.2013.8.24.0023).

27 de fevereiro – Um homem será julgado por tentativa de feminicídio na comarca de Lages. Conforme a denúncia, o réu, supostamente inconformado com o fim do relacionamento com a vítima, teria invadido sua residência em Bocaina do Sul no dia 23 de março de 2024, armado com uma faca. Ele teria desferido múltiplos golpes na ex-companheira, atingindo tronco, pescoço e cabeça, em tentativa de homicídio que só não se consumou porque a vítima fingiu estar morta e conseguiu receber atendimento médico. O crime foi cometido por motivo torpe, com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, por ser mulher e na presença do filho do casal, de apenas três anos. Além disso, o acusado teria descumprido medidas protetivas que o proibiam de se aproximar da vítima (ação em segredo de justiça).

27 de fevereiro – Na comarca de Xaxim, o júri debaterá um homicídio consumado e duas tentativas de homicídio. Os crimes aconteceram em 5 de janeiro de 2020, no bairro Santa Terezinha. A denúncia conta que, após almoço familiar, a vítima pegou carona com uma amiga para voltar para casa. A estrada estava obstruída com galhos e madeiras, por isso ela parou o veículo. Mesmo antes de sair do carro para retirar os obstáculos, o homem foi atingido por disparos de armas de fogo efetuados por dois indivíduos encapuzados. A mulher foi ferida por um tiro de raspão e a filha dela, com quatro anos de idade à época, levou um tiro na perna. Ao todo, 15 homens teriam saído armados do matagal, dos dois lados da estrada (ação em segredo de justiça).

27 de fevereiro – Um homem será levado a júri por homicídio qualificado na comarca de Forquilhinha. No dia 7 de novembro de 2015, de acordo com os autos, o réu teria esfaqueado e matado a vítima após uma discussão num bar,  quando a vítima teria chamado o denunciado de "chinelo" e acusado de furtos no bairro. O homem supostamente foi até sua casa buscar uma faca, retornou ao local e, após nova discussão, esfaqueou a vítima na barriga, causando sua morte. O desentendimento banal pode caracterizar motivo fútil (Autos n. 00014673620158240166).

27 de fevereiro – Mais um crime motivado por organizações criminosas será tema de júri na comarca de Joinville. Segundo a acusação, em 5 de novembro de 2023, no bairro Jardim Paraíso, três réus teriam sido responsáveis pela tentativa de homicídio de um homem que eles acreditavam possuir vínculos com integrantes da facção rival. Quando a vítima se aproximou para comprar drogas, foi levada a um local escuro e afastado, onde foi atingida por disparos de arma de fogo (Autos n. 5047651-77.2023.8.24.0038).

27 de fevereiro – Na comarca da Capital, um homem será julgado pelo crime de feminicídio qualificado por motivo torpe e emprego de meio cruel. De acordo com a denúncia, o acusado teria matado sua companheira com diversos golpes de faca no interior da residência do casal, situada no centro de Florianópolis, no dia 2 de maio de 2024 (ação em segredo de justiça).

27 de fevereiro – Na comarca de Santo Amaro da Imperatriz, um homem será julgado por supostamente ter praticado crimes de homicídio e porte ilegal de armas. No dia 20 de março de 2006, o acusado teria efetuado dois tiros pelas costas da vítima, no centro do município. Após o fato, o réu foi preso em flagrante em casa (Autos n. 0000527-25.2006.8.24.0057).

28 de fevereiro – A comarca de Catanduvas vai debater um homicídio registrado em 17 de dezembro de 2022 na rodovia SC-355, localidade de Cidade Jardim. A denúncia conta que o acusado foi retirado de um baile e ameaçou o segurança. Do lado de fora, teria se dirigido a dois casais que conversavam perto de um carro. O réu teria entendido que um dos homens havia pegado um facão no carro e iniciou uma discussão. O outro jogou bebida no acusado com a intenção de retirar a arma de fogo que ele tinha na mão. De imediato, o agressor disparou e atingiu o peito da vítima (Autos n. 5000988-15.2023.8.24.0218).

28 de fevereiro - Na comarca de Brusque, um homem acusado de crime ocorrido em 26 de novembro de 2023, no bairro Nova Brasília, será julgado pelo Tribunal do Júri. Segundo denúncia do Ministério Público, ele teria tentado ceifar a vida da ex-companheira e do atual companheiro dela, desferindo contra eles disparos de arma de fogo, e, em razão de circunstâncias alheias a sua vontade, não consumou os delitos. Ainda de acordo com a acusação, um dos disparos atingiu a lateral direita do corpo da mulher, causando escoriação com hematoma. Quanto à outra vítima, o disparo atingiu a mão esquerda, causando fraturas no terceiro e no quarto dedos, o que demandou internação e cirurgia para tratamento das lesões. O homem responderá pelo crime de tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e feminicídio contra a ex-companheira, além de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O caso tramita na Vara Criminal da comarca de Brusque (Autos n. 5016302-40.2023.8.24.0011/SC).

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080