Comarcas de Joinville e Blumenau completam 135 anos nesta segunda-feira - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
As duas unidades estão entre as maiores e mais antigas do estado
- Comarcas
As comarcas de Joinville, no Planalto Norte, e de Blumenau, no Vale do Itajaí, foram instaladas em 10 de fevereiro de 1890. Desta forma, completam 135 anos de prestação de serviços judiciários às comunidades onde estão inseridas. Elas são algumas das comarcas centenárias de Santa Catarina.
Atualmente, 600 servidores, colaboradores e estagiários atendem à demanda das 25 varas (Cível, da Família, Infância e Juventude, da Fazenda Pública, Criminal, do Tribunal do Júri, Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal e Vara Regional de Garantias) em funcionamento nos Fóruns Central e Fazendário de Joinville. No segundo semestre deste ano, a antiga Vara de Direito Bancário dará lugar a uma nova unidade, cuja competência está em definição. O novo fórum criminal da comarca está em fase de projetos.
Muito dessa história e evolução foi acompanhado pelo servidor Paulo Volney Gesser Coelho, natural de Braço do Norte, que completou 44 anos de trabalho no Poder Judiciário em Joinville. Hoje técnico de suporte em informática, o servidor mais antigo da comarca em atividade se apaixonou pelo atendimento prestado no fórum em sua primeira experiência profissional.
“Desde cedo ajudava minha tia, a tabeliã Alba Thiesen Kurten. Entre minhas funções, algumas vezes tinha que levar os livros ao fórum para o magistrado diretor do foro assinar e rubricar. Me apaixonei pelos serviços que eram realizados lá, pois sempre fui muito bem recebido. Foi amor à primeira vista! Trabalhei no Tabelionato de Notas e Protestos de Braço do Norte até 1976, quando minha família mudou para Joinville. Eu tinha 15 ou 16 anos de idade. Acompanhei meus pais no cartório Rodrigo Lobo, para assinar a escritura, e perguntei se havia alguma vaga. Como já tinha experiência, fui contratado. Alguns meses depois fui ‘emprestado’ ao fórum de Joinville para ajudar nas audiências e no cartório da Vara Criminal”, lembra.
Assim ele permaneceu por um ano e meio até ser contratado efetivamente para o cartório criminal. Em 1980, passou em concurso e, como ele mesmo diz, realizou o sonho de trabalhar no Poder Judiciário. De lá para cá, desempenhou as funções de comissário de menores (ad hoc) e escrivão substituto, e ainda auxiliava no setor de informática. Com a criação da 95ª Zona Eleitoral, em 1995, assumiu como chefe de cartório daquela zona eleitoral e lá permaneceu por quase 15 anos. Nessa caminhada, as mudanças tecnológicas foram as mais impactantes.
“O avanço da tecnologia foi muito rápido. No início, tínhamos que passar as atas do Tribunal do Júri à mão para um livro próprio. Depois usamos máquinas de escrever manuais, elétricas, eletrônicas, os primeiros computadores (terminais), aqueles com a ‘tela verde’, e assim por diante. Tínhamos que acompanhar os magistrados nas correições em delegacias para conferir se os delegados estavam cumprindo os plantões e anotar tudo. Vivenciei muitas mudanças, mas trabalhar no Judiciário foi a minha realização. Foram momentos de alegria e muitas amizades”, conta.
Depois de tanta dedicação, Paulo está próximo da hora da aposentadoria, talvez o maior desafio da carreira. “Estou criando coragem de abandonar essa vida! Provavelmente, será no final deste ano. Será difícil me acostumar com a vida de aposentado, mas pretendo viajar para conhecer lugares diferentes. Quando saio para recesso e férias, não vejo a hora de retornar. Quero ver como ficará depois de aposentado, pois não haverá mais retorno”, projeta o servidor, com expectativa.
Blumenau
Com uma população estimada em 380 mil habitantes segundo o IBGE, Blumenau conta com dois fóruns: o Fórum Central, atualmente em reforma e localizado próximo ao Parque Vila Germânica, e o Fórum Universitário. Atuam na comarca 21 magistrados distribuídos em 19 varas especializadas, que abrangem áreas como direito civil, direito bancário, família, infância e juventude, Fazenda, crime e execução penal, além dos Juizados Especiais Cível e Criminal e da Vara Regional de Garantias, instalada em 2024. Localizada no Vale do Itajaí, Blumenau é uma cidade de forte colonização alemã, conhecida por sua cultura vibrante, arquitetura enxaimel e eventos de grande porte. Entre eles destaca-se a Oktoberfest de Blumenau - a maior festa alemã das Américas -, realizada anualmente no Parque Vila Germânica.
Mais aniversariantes
Neste mês, aliás, além dessas comarcas centenárias, também aniversariam as comarcas de Curitibanos, Meleiro, Dionísio Cerqueira, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Fraiburgo e Xaxim.