Autores de violência doméstica participam de encontro para reflexão em Chapecó - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Ação abriu a XXVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa na comarca
- Violência Doméstica
A XXVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa, última edição de 2024, iniciou no Oeste com a realização do evento “Caminhando para a Paz: diálogo de transformação”, no auditório do 2º Batalhão de Polícia Militar. Aproximadamente 80 autores de violência doméstica foram convidados para participar e refletir sobre atos impulsivos. O encontro foi promovido pela equipe do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da comarca de Chapecó, em parceria com a Rede Catarina, da Polícia Militar, e o Rotary Clube Chapecó Centro.
Na ocasião, houve conversa com participantes sobre temas como autoconhecimento, gestão emocional, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais, autorresponsabilidade e, principalmente, tomada de consciência sobre atos impulsivos. A atividade foi conduzida pelo psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental Eduardo Basso.
O objetivo foi trazer à tona temas importantes e relevantes para os participantes, que tiveram oportunidade de rever comportamentos e analisar o momento atual de vida, além de visualizar um futuro mais otimista e saudável. Tudo para buscar a redução no número de casos de violência doméstica, bem como evitar a reincidência dos participantes.
Dionísio Cerqueira
Também por conta da Semana da Justiça pela Paz em Casa, a comarca de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, realizou reunião sobre o Programa Indira. Além da magistrada daquela comarca, Andréia Cortez Guimarães Parreira, participaram do encontro diversas servidoras (comissionadas, estagiárias, terceirizadas, assistentes sociais) das comarcas de São José do Cedro, Anchieta e Dionísio Cerqueira. Foram apresentados os canais de comunicação com a equipe do Programa Indira, além de ser explicado, de forma simples, como eles podem oferecer algum tipo de auxílio.
Com o diálogo e a troca de reflexões sobre situações concretas, abrangendo desde as formas mais sutis de violência de gênero até aquelas mais evidentes, foi possível conscientizar as participantes sobre a importância de buscar ajuda para si ou para colegas que se encontrem, ainda que inicialmente, em situações de risco. O evento foi encerrado com um lanche e confraternização.
O Programa Indira: pelas mulheres do PJSC, capitaneado pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e pelo Núcleo Institucional de Segurança (NIS), objetiva implementar uma política institucional de prevenção e de medidas de segurança para o enfrentamento da violência doméstica e familiar praticada contra magistradas, servidoras e colaboradoras do Poder Judiciário de Santa Catarina.
A intenção é promover acolhimento, atendimento e encaminhamento de magistradas, servidoras e colaboradoras do TJSC nas situações de violência doméstica e familiar, além de ações preventivas por meio de campanhas institucionais voltadas ao público interno e de encontros presenciais para orientá-las acerca de questões que envolvam a violência doméstica e familiar.