Juizado de Joinville alcança 72% de êxito nas audiências da Semana da Conciliação - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Índice foi comemorado, principalmente por se tratar de área criminal
- Conciliação
O Juizado Especial Criminal e Anexos da comarca de Joinville divulgou nesta semana que obteve acordos em 72% das audiências que promoveu na última edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), que ocorreu de 4 a 8 de novembro. Os resultados fizeram os servidores comemorarem a agilização dos processos em questão e também a satisfação das partes em resolver seus conflitos.
Apesar de tratar de casos criminais, em que a possibilidade de acordo por conciliação é mais difícil ou até inviável, a unidade judicial fez questão de participar da SNC. “A participação do Juizado Especial Criminal e Anexos da comarca de Joinville foi de grande importância para a unidade e trouxe excelentes resultados aos jurisdicionados, não apenas por ter imprimido maior celeridade aos processos, mas também por ter alcançado um importante índice de conciliações”, avaliou a juíza Marta Regina Jahnel. responsável pela unidade.
O resultado exitoso, segundo ela, se deve à dedicação e envolvimento conjunto dos servidores, dos conciliadores, do Ministério Público, dos advogados e também das partes. “A Semana Nacional da Conciliação é, sem dúvida, uma ação que confere efetividade ao aprimoramento da Justiça”, concluiu a magistrada.
A equipe conta que houve bons resultados nos cinco dias da programação, mas a sexta-feira, 8 de novembro, foi especial. O servidor e conciliador Alexandre Cristiano de Souza Klitzen tinha dez audiências pautadas para o último dia da SNC. Os casos direcionados a ele tratavam de transações penais por posse de droga. Klitzen conseguiu acordo em todas as audiências que realizou.
“Nas minhas audiências a transação consiste em pagamento de prestação pecuniária, serviços à comunidade e participação em um curso sobre os efeitos das drogas. Sempre busco conduzir a audiência de uma forma mais amena e tranquila, explicando que o acordo é um benefício. Mas também tivemos a participação de advogados dativos muito bons, preparados e competentes”, conta.
Os 76 processos que participaram da Semana Nacional da Conciliação foram selecionados previamente. Todavia, interessados em resolver seus conflitos por meio dos institutos da conciliação e da mediação, ainda que em âmbito pré-processual (antes de o processo ser instaurado), podem buscar o auxílio de conciliadores ou mediadores em qualquer época do ano. Basta procurar o serviço no fórum mais próximo.