Outubro Rosa: comarcas fecham o mês com mobilização pela prevenção do câncer de mama - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Com palestras, roda de conversa e iluminação especial, unidades promovem a conscientização
- Saúde
Durante o mês de outubro, comarcas de todo o Estado de Santa Catarina e o Tribunal de Justiça se engajaram na campanha Outubro Rosa ao promoverem ações voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de informar e sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce e do autocuidado.
Na comarca de Lages, na Serra, cerca de 60 mulheres, magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas, separaram um tempo em suas rotinas de trabalho para ouvir a médica radio-oncologista Polyana Mendes Maia sobre prevenção, sinais de alerta, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
Em parceria com a clínica Santé Câncer Center, a profissional apresentou dados recentes e informações relevantes sobre a doença. “No Brasil, 60% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. E o número de mulheres mais jovens com a doença também vem crescendo. Por isso, a recomendação é que a partir dos 40 anos a mamografia seja feita anualmente”, destacou.
O educador físico Marlon de Patrick é personal trainer e pós-graduando em saúde da mulher. Às participantes, falou sobre exercício, saúde e estética. Deu dicas de atividades que podem ser feitas diariamente, inclusive alongamentos no ambiente de trabalho. “É importante ter um caminho traçado e bem-sucedido para ter os benefícios do exercício físico, além da mudança de hábitos simples, como trocar o elevador pela escada, por exemplo”.
Para encerrar o evento, além de um café especial, houve sorteio de diversos brindes como massagens, hidratação de cabelos, pé e mão, sessões de laserterapia e terapia ILIB, produtos de beleza e um dia na Fazenda Lua Cheia, na região da Coxilha Rica, uma das mais preservadas do Estado.
Depoimento inspirador
A secretaria do foro da comarca de Correia Pinto, na região serrana, organizou um evento especial em celebração ao Outubro Rosa. A iniciativa envolveu a participação de servidoras, estagiárias, advogadas e convidadas do extrajudicial.
A programação incluiu a palestra de Sônia Biazibetti Bueno, uma mulher da comunidade que superou o câncer de mama. Diagnosticada aos 40 anos, Sônia compartilhou sua experiência, motivando as mulheres presentes a cuidar da saúde e acreditar na cura. Com seu relato inspirador, ela reforçou a importância da prevenção e dos exames regulares.
O dia teve também uma apresentação musical feita por Erica Bruna da Luz dos Anjos de Liz, colaboradora da secretaria, e sua irmã, ao som do violão. Após a palestra e a música, houve um coffee break para interação entre as participantes. “O evento refletiu a união da equipe e o empenho em criar um espaço de conscientização e apoio, lembrando a importância do autocuidado e da solidariedade entre as mulheres”, destacou a secretária Elizangela de Fatima Rossa de Lima.
Um fórum inteiro mobilizado
Além de iluminar o prédio do fórum com a cor símbolo da campanha, o mês todo foi de ação na comarca de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Por lá, houve a distribuição de material informativo junto com uma lixa de unha para as mulheres que compareceram no fórum, e de lacinhos para todos.
“Fizemos murais informativos sobre os direitos dos pacientes com câncer, trabalhamos de rosa, utilizamos as imagens dos perfis de WhatsApp da comarca em rosa. Além disso, divulgamos, duas vezes por semana no mínimo, material informativo no status de WhatsApp da comarca”, conta a coordenadora da Central de Mandados, Silviane Bini do Nascimento.
Houve ainda uma campanha entre os servidores para comprar as camisetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Presidente Getúlio. Ao todo, foram arrecadados R$ 1,2 mil. As servidoras receberam um vale preventivo, exame a ser realizado na rede. Uma roda de conversa com a psicóloga Taise Visentainer sobre a importância do autocuidado também fez parte da programação.
Camisas rosa, prédios iluminados e conscientização
Servidores de diversas partes do Estado reservaram um dia para estar de rosa em apoio à mobilização. A peça foi vestida de forma especial no Gabinete da Presidência, no Tribunal de Justiça; na comarca de Araquari, no norte do Estado; pela equipe do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Brusque; e da mesma forma em São Bento do Sul, no Planalto Norte; no Fórum de Caçador, no Meio-Oeste; e em Armazém, no sul do Estado. Naquela comarca ainda teve recado na decoração interna e informação distribuída com um copinho de gelatina.
Além disso, prédios dos fóruns foram iluminados em tons de rosa para sinalizar o engajamento à causa e reforçar a visibilidade da campanha, como nas comarcas de Palmitos, no Oeste; na unidade fazendária da comarca de Joinville, no Norte; em Orleans, no sul catarinense; e em Brusque, no Vale do Itajaí.