TJSC lança novo portal para facilitar o acesso dos usuários aos serviços e informações - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC lança novo portal para facilitar o acesso dos usuários aos serviços e informações

Com layout mais limpo, simples e organizado, portal será lançado na próxima quarta-feira (6/11), às 12h

30 Outubro 2024 | 11h51min
  • Comunicação

O portal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) vai ficar mais moderno, mais acessível e mais intuitivo. Na próxima quarta-feira (6/11), às 12h, entra no ar o novo site com layout totalmente diferente do atual. Magistrados, servidores, advogados e população em geral terão as informações de atendimento e contatos concentradas em um único local, além de bloco de acesso rápido aos serviços mais acessados.

As equipes do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) e da Diretoria da Tecnologia da Informação (DTI), à frente da mudança, trabalharam para trazer fluidez e simplificar os acessos ao que é mais buscado pelos usuários, com destaque para consulta processual e para o portal do eproc.    

Porta de entrada do Poder Judiciário, o site recebe cerca de 23 mil acessos por dia, divididos igualmente entre dispositivos móveis e dispositivos de mesa. Por esse motivo, o novo layout foi construído para garantir navegação fluida tanto a quem estiver com celular e tablet quanto a quem estiver no computador ou laptop. É o que se chama de layout responsivo. 

A mudança faz parte de um amplo projeto, definido pelo desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do TJ, com o objetivo de tornar a comunicação do Judiciário catarinense ainda mais simples, objetiva e eficiente. “Com o novo portal, privilegiamos o acesso da população aos nossos serviços, dando destaque às informações e, desta forma, ampliando a transparência das atividades desenvolvidas pela instituição”, pontua o presidente. 

De acordo com Daniel Moro, responsável pela DTI, do TJSC, a construção do novo site se deu a partir de quatro grandes fontes: números de acessos, pesquisas realizadas nos principais buscadores e direcionadas ao portal do Judiciário catarinense, além de dados da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral da Justiça.

Feita a análise detalhada dos dados, ainda segundo Moro, o passo seguinte foi a definição da arquitetura da informação da página inicial. Ou seja, definir a localização dos serviços. Por fim, definiram-se as formas, baseadas nos conceitos de usabilidade e acessibilidade. “Teremos, a partir do dia 6, um layout que se ajusta à experiência do usuário, torna a navegação mais simples e facilita o acesso, melhorando o serviço digital do Poder Judiciário catarinense”, afirma Moro.  

Para facilitar a localização dos itens realocados, a ferramenta de pesquisa permanece em destaque no topo da página. A analista de sistemas da DTI Susi Meire Fátima Carvalho relata que uma das grandes preocupações da equipe foi a acessibilidade. “Por isso, entre outras mudanças, eliminamos os movimentos na página”, explica. Susi adianta que o novo portal, além de uma página inicial mais limpa e organizada, terá uma visão diferenciada para o público interno e para o público externo. Algumas informações serão vistas apenas pelos usuários autenticados no sistema do PJSC. 

Já o coordenador de Comunicação Interinstitucional do TJSC, Francis Silvy Rodrigues, avalia que “o portal torna mais fácil e ágil o acesso dos operadores do Direito e da população aos serviços fornecidos diariamente pelo Judiciário”. Ele sublinha que este é o primeiro passo de uma grande mudança no site, que deve ser concluída dentro de um ano. 

Das 17h de terça (5/11) até as 12h de quarta (6/11), o site ficará em manutenção. Todos os serviços, entretanto, continuarão disponíveis.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080