Exames orais do concurso da magistratura começaram nesta manhã e vão até quarta-feira no TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Exames orais do concurso da magistratura começaram nesta manhã e vão até quarta-feira no TJSC

São 34 os candidatos habilitados para esta fase, divididos pelos três dias de realização dos exames

23 Setembro 2024 | 14h54min
  • Concurso da Magistratura

As provas orais do concurso para ingresso na magistratura (Edital n. 62/2023) começaram às 8h desta segunda-feira (23/9), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Elas se estendem até a próxima quarta-feira, dia 25. São 34 os candidatos habilitados para esta fase, divididos pelos três dias de realização dos exames.

A arguição de cada candidato dura entre uma hora e uma hora e vinte minutos. Na segunda-feira, serão arguidos 12 candidatos e candidatas; na terça-feira, 11; e na quarta-feira, outros 11. Eles estão sendo examinados por 12 integrantes da comissão organizadora, em 14 matérias do direito.

A comissão examinadora é integrada pelos desembargadores Marcos Fey Probst (presidente), Edir Josias Silveira Beck e Roberto Lepper, pela desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, pelo juiz de direito de segundo grau Leandro Passig Mendes, pelas juízas de direito Débora Driwin Rieger Zanini e Paula Botke e Silva, pelos juízes de direito Márcio Schiefler Fontes, Bruno Makowiecky Salles e Antônio Marcos Decker, pela promotora de justiça Silvana do Prado Brouwers e pela advogada Cristina Mendes Bertoncini Corrêa.

Para o presidente da comissão examinadora, a prova oral permite que o Tribunal avalie não apenas o conteúdo, mas a própria postura emocional do candidato ou candidata que pretende ingressar na magistratura catarinense. “É a oportunidade em que podem demonstrar à banca os conhecimentos sobre inúmeras matérias previstas no edital. É um momento importante, em que procuramos avaliar objetividade, clareza, conteúdo e inclusive a dinâmica do candidato ao responder sob determinada pressão”, acrescentou o desembargador Marcos Probst.

Após essa fase, serão declarados os aprovados do concurso. Estes, em seguida, serão encaminhados à Academia Judicial para o curso de formação. O presidente da comissão permanente do concurso público para ingresso na carreira da magistratura e 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid Goulart, espera que até o início do ano que vem eles já estejam no exercício da função. 

“O processo inteiro para a realização do concurso dura em torno de um ano. Nós conseguimos neste certame um prazo menor, em torno de dez meses. Para nós, é um tempo recorde. Com relação ao outro concurso para juiz substituto que está em andamento, pretendemos terminar em maio do ano que vem”, estima o desembargador Cid Goulart. 

“Foi uma prova bastante exigente. Mas, além do aspecto da exigência, creio que foi possível desempenhar de modo adequado e corresponder às expectativas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina”, avaliou o primeiro candidato arguido pela comissão examinadora, Matheus Arcangelo Fedato.

Veja a cobertura fotográfica da prova.

Assista no Instagram do TJSC ao vídeo sobre esta etapa do concurso da magistratura.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080