Em sete meses, Justiça catarinense renova quadro de servidores efetivos em 257  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Em sete meses, Justiça catarinense renova quadro de servidores efetivos em 257 

PJSC conta, hoje, com 6.060 servidores efetivos espalhados pelas 112 comarcas e pelo TJSC 

12 Agosto 2024 | 11h10min
  • Servidores

O programa Novos Laços empossou na semana passada 52 recém-chegados ao Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), somente neste ano a Justiça catarinense renovou o quadro de servidores e servidoras com 257 colaboradores. Sob a presidência do desembargador Francisco Oliveira Neto, pela primeira vez foram chamados mais analistas jurídicos (138) do que técnicos judiciários (79). Com a consolidação do processo eletrônico e a automatização de várias atividades, esses números expressam a virada de chave para o foco na atividade-fim do PJSC. 

Em sete meses, a nova administração chamou o equivalente a 15,28%, dos 1.681empossados nos últimos três concursos públicos regidos pelos editais n. 34/2014,  19/2018 e 01/2020, desde outubro de 2018. O primeiro edital esteve vigente até o dia 23 de abril de 2019. Já o segundo foi homologado em 19 de outubro de 2018, e o terceiro, em 28 de abril de 2022. Atualmente, a Justiça catarinense conta com 6.060 servidores efetivos espalhados pelas 112 comarcas e pelo Tribunal de Justiça (TJSC). 

O diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, destacou que a renovação do quadro de colaboradores mantém a prestação jurisdicional célere, eficaz e eficiente. “Administrar os recursos humanos de uma instituição da grandeza do Tribunal de Justiça é uma tarefa desafiadora, mas a sensibilidade da gestão aliada à organização administrativa tem nos possibilitado a recomposição efetiva do quadro para o enfrentamento das atividades do Poder Judiciário. Essa é uma atividade muito relevante porque contribui para a renovação do quadro funcional e a manutenção da qualidade dos serviços prestados”, anotou o diretor. 

A renovação e a reposição dos servidores e servidoras efetivos seguem em ritmo acelerado. Tanto que um novo concurso público foi lançado neste ano pelo Edital n. 25/2024. O certame prevê o preenchimento de cadastros de reserva para futura nomeação nos cargos de analista administrativo, analista jurídico, assistente social, engenheiro civil, engenheiro eletricista, oficial de justiça e avaliador e técnico judiciário auxiliar. As provas deste concurso já foram realizadas. 

Uma das recém-chegadas é a analista jurídica Tituza Vanda Piazza Kappaun, da comarca de Guaramirim. Ela afirmou que ingressar na Justiça catarinense por meio do programa Novos Laços foi uma experiência gratificante. "Por vir de uma instituição estadual com estrutura reduzida, ingressar no TJSC e ser recebida pelo Novos Laços é impactante, demonstrada a preocupação com o acolhimento e o sentimento de pertencimento do novo servidor. Recebemos muita informação, mas também o sentimento de preocupação com o bem-estar do servidor, tornando esse início de jornada mais leve", comemorou. 

 

Lista dos empossados em 2024 

Analista administrativo – 12 

Analista de sistemas – 10 

Analista jurídico - 138 

Assistente social – 1 

Oficial de justiça e avaliador – 13 

Psicólogo - 4 

Técnico judiciário auxiliar – 79 

Total - 257 

 

Comentários* 

 

“O programa Novos Laços representou um novo olhar sobre a ideia de ‘servidor público’, evidenciando que após o término da graduação algo que tive muita resistência foi tentar conduzir minha carreira para a área pública, justamente por conta da forma de olhar da sociedade para a pessoa investida em cargo público. Com certeza, em todos os locais por onde passei ocupando cargo público efetivo, sempre procurei dar o meu melhor, mas sempre houve a sensação de pejorativamente ser um ‘servidor público’ ocupando um cargo em troca de salário. Com todo o processo durante a semana do programa Novos Laços e tudo que foi informado e experimentado, acredito que ser servidor, ou servir tanto externa como internamente, passou a ser mais fácil e prazeroso.”

Alfredo Alves Ferreira, psicólogo - Joaçaba 

 

“É a segunda vez que participo da semana dos Novos Laços, e mais uma vez me surpreendi com a doação de todos que fazem parte desse protejo, fomos acolhidos com muito carinho e respeito.”

Ana Paula Ilha da Silva, oficial de justiça e avaliadora - Mondaí 

 

“Com o programa Novos Laços me senti acolhido e preparado para ingressar nos quadros de servidores do Poder Judiciário catarinense. Um programa nestes moldes deveria ser ofertado sempre que houver ingresso de novos servidores públicos, independentemente da esfera da administração pública.”

André Felipe Pivovar, oficial de justiça e avaliador - Rio Negrinho 

 

“O programa Novos Laços realmente foi um presente para os novos servidores. Fomos recebidos, acolhidos e orientados, de uma forma leve e bastante esclarecedora. O que achei extremamente importante foi que, além de tudo que foi ensinado, nos foi mostrado como e onde tirar nossas dúvidas, o que facilitará muito toda essa ambientação que virá nos próximos dias. Aproveito para agradecer aos colegas que encabeçaram esse programa, bem como para parabenizar o excelente trabalho.” 

Andressa Jucá de Oliveira Alves, analista jurídica - Joinville - Fórum Central 

 

“O programa Novos Laços é surpreendente. É a segunda vez que eu participo e ainda, assim, tinham várias informações super úteis e interessantes. Senti-me muito bem acolhido, desde a nomeação até a posse, e ainda na pós-posse. Nunca vi outro programa semelhante em outros órgãos. Só tenho a agradecer à equipe e ao TJSC por tudo. E o mais importante: o programa Novos Laços é acessível, com disponibilização do intérprete de libras. Ou seja, foi pensado com carinho para receber a todos os servidores e adaptado conforme a condição. Obrigado!”

Andrey Eduardo Silva, analista jurídico - Rio do Oeste 

 

“O programa Novos Laços, além de ter sido uma grata surpresa, foi uma confirmação da grandiosidade do TJSC. De forma leve, conseguiu recepcionar e integrar os novos servidores à instituição, além de apresentar a vasta gama de benefícios e oportunidades disponíveis, sem deixar de lado a existência de deveres funcionais. O modo com que o programa foi conduzido demonstrou a preocupação que a instituição tem em colocar as pessoas que ingressam no TJSC a par de tudo o que o Tribunal tem a oferecer, demonstrando sua posição de vanguarda na condução dos temas ligados à gestão de pessoas. Participar desta edição do programa foi um privilégio e fez com que eu sentisse orgulho em fazer parte da família do TJSC. Obrigada aos professores que doaram seu precioso tempo para repassar seu conhecimento e parabéns a todos os envolvidos. Vida longa ao Novos Laços!”

Andreza Sordi, TJA - Caçador 

 

“O Novos Laços resulta, sem dúvida, numa sensação de acolhimento e pertencimento à Instituição do TJSC. Isso me deixou positivamente surpreso, porque venho de outras experiências, em que o servidor (não só eu) foi jogado no gabinete/cartório, me disseram: ‘esses são os modelos, repita’, sem qualquer introdução, ambientação e paciência. O programa, de fato, mudou minha concepção de serviço público. Estou feliz!”

Antônio Andrade Lopes, analista jurídico - Capital - Central 

 

“Participar do programa Novos Laços foi muito enriquecedor, pois trouxe uma nova perspectiva do trabalho no serviço público. Só tenho a agradecer a todos os colegas que trabalharam para que a nossa semana de boas-vindas pudesse ser tão proveitosa. Muito obrigada.” 

Anny Carolina de Oliveira Ferreira, analista jurídica - Araquari 

 

“O programa Novos Laços foi essencial para o início da minha carreira no PJSC. Ele deveria ser referência nacional para outros tribunais e demais órgãos públicos para garantir o acolhimento dos servidores e, inclusive, a eficiência no serviço prestados pelos mesmos. Obrigada e parabéns aos envolvidos!”

Bárbara Bespalec da Silva, TJA - Joinville - Central 

 

“Experiência incrível! É uma oportunidade única de conhecer o TJSC e o seu cuidado com os servidores. Obrigada a todos os expositores e facilitadores, foi uma semana muito enriquecedora.”

Bruna Bridi, analista jurídica - Caçador 

 

“O programa Novos Laços traz segurança e otimismo ao novo servidor do Poder Judiciário. Além das informações necessárias à vida funcional, esclarece sobre os direitos e oportunidades existentes, preparando o empossado para o exercício da função de forma eficiente e saudável.” 

Bruna Gabriela dos Anjos, analista jurídica - Lages 

 

“Apesar de já ser servidora do PJSC há praticamente 15 anos, ainda não conhecia o relevante programa Novos Laços, que surpreendeu a minha expectativa e reforçou o sentimento de pertencimento.”

Daniella Carla de Souza, oficial de justiça e avaliadora - Blumenau 

 

“O programa Novos Laços do Poder Judiciário catarinense é uma iniciativa maravilhosa que acolhe e integra os novos servidores, promovendo um ambiente acolhedor e colaborativo. É motivo de grande satisfação e orgulho fazer parte deste poder, onde podemos contribuir para uma Justiça mais humana e eficiente.”  

Davi Brunetto de Rocco, TJA - Blumenau 

 

“Incrível! Participar do programa Novos Laços foi a oportunidade de conhecer e me sentir ‘em casa’ na instituição, mesmo antes de passar pela porta do meu local de lotação. Não poderia me sentir mais acolhido.” 

Daviner Bruno Medeiros Júnior, TJA - São José 

 

“O meu sentimento com o programa Novos Laços foi de acolhimento. Senti-me muito mais tranquilo para poder iniciar minhas atividades e, de fato, aprender a exercer minha nova função com excelência sabendo que se eu precisar terei suporte.” 

Eduardo Maltauro, TJA - Joaçaba 

 

“Já era servidor do PJSC. O programa realmente reafirmou ‘Novos Laços’ com a instituição, após tão desejada nova investidura. A atenciosa ambientação promove devidamente o acolhimento institucional, e bem reaviva o senso de pertencimento e o propósito de servir.” 

Eduardo Beirão, analista jurídico - Capital 

 

“A minha experiência com o programa Novos Laços foi incrível. Todos os envolvidos são muito qualificados e apresentaram os temas com excelência. Percebi que foi criado com muito carinho pelos servidores que não pouparam esforços para nos acolher e tentar saber sobre nossa opinião e dificuldades. Pretendo revê-lo muito mais vezes.”

Elizabeth Ferrari Grevinski, TJA - Rio do Oeste 

 

“O programa Novos Laços proporcionou um acolhimento e ambientação jamais esperado. A nomeação no cargo provocou uma certa ansiedade, insegurança, medo. Mas, o programa veio como um alento, pois apresentou a grandeza do Tribunal, sua importância para a sociedade e ao mesmo tempo, mostrou sua preocupação com os novos servidores e colaboradores. Senti-me de fato acolhido e com o sentimento de pertencimento. Obrigado a todos os envolvidos.”

Eugésio Pereira Maciel, TJA - Taió 

 

“Se fosse preciso resumir o programa Novos Laços em uma única palavra, certamente seria ‘espetacular’! É surpreendente o sentimento de segurança e acolhimento repassado pelo programa, mesmo para quem já fazia parte do quadro de servidores do PJSC (como eu). Parabéns aos idealizadores! E muito obrigada aos colegas que disponibilizaram seu tempo para repassar tantas informações valiosas! Muito obrigada!”

Flávia Bussolaro, analista jurídica - Chapecó 

 

“Embora eu já fizesse parte do Judiciário catarinense, participar do programa representou ter acesso a uma nova visão de gestão de pessoas que eu desconhecia e que serve de exemplo para todo o funcionalismo público.”

Francielly Eccel, analista jurídica - Capital - DSJPG 

 

“Muito legal ver que o TJSC se preocupa com o acolhimento e inclusão dos novos servidores. Entrar na instituição é um sonho, mas ser abraçada por ela é um sentimento imensurável.” 

Gilmara Santinoni Ferreira, analista jurídica - Criciúma 

 

“A participação no programa Novos Laços foi uma boa surpresa proporcionada pelo TJSC aos novos servidores. O programa contribui imensamente para a ambientação e direcionamento do servidor desenvolver ao máximo sua função, tudo isso de forma didática e organizada.”

Guilherme Trajano da Silva, TJA – Capital – Eduardo Luz 

 

"O programa Novos Laços é uma estratégia inteligente e inovadora de inserção institucional. Só tenho a agradecer pela acolhida por meio do programa de apadrinhamento. Foi uma semana de acolhimento, aprendizagem e de motivação. Para mim que estou na transição entre licença maternidade e retorno ao trabalho, o programa de apadrinhamento, a paciência e a ajuda dos servidores da comarca foram essenciais."  

Jaqueline Nunes Wazen, psicóloga - Araranguá 

 

“Nunca imaginei ser tão bem recebida em algum lugar! Sempre acreditei que as empresas e as instituições são as pessoas que fazem parte dela. Para mim, a postura do PJSC e o programa Novos Laços reflete a quantidade de talentos e pessoas incríveis que se dedicam a essa instituição. Foi uma semana muito especial e que certamente fará a diferença na minha trajetória profissional no Tribunal.” 

Luana Olivo Faistel, analista administrativa - TJSC - DOF 

 

“Gostei muito do programa. Excelente iniciativa para que os novos servidores se sintam acolhidos e bem recepcionados.”

Maria Bardini Bittencourt Sell, analista jurídica - Capital - Central 

 

“Participar do programa Novos Laços representou acolhimento. Percebi uma dedicação genuína dos palestrantes e de todos os envolvidos nesse projeto. Senti, ao término da semana, um estreito vínculo com a instituição e com os novos colegas.”

Nathalia Aoki Henriques, TJA - Chapecó 

 

“Já atuo em cargo comissionado no PJSC há 10 anos e, ainda assim, o programa Novos Laços foi uma grata surpresa, principalmente por apresentar um panorama geral sobre os direitos imediatos dos servidores. Ao longo dos anos, os regimentos vão sendo alterados e grande parte dos servidores sequer toma conhecimento sobre os novos benefícios e programas voltados ao aperfeiçoamento, à carreira e ao bem-estar no ambiente de trabalho, a administração certamente deveria investir em um ‘renovando laços’ para essa finalidade. Agradeço a todos que dispuseram tempo para estar conosco ao longo da última semana, uma honra tê-los como colegas.” 

Nidiara Aline Viapiana, analista jurídica - São José 

 

“Eu já imaginava que a posse em meu primeiro cargo público efetivo marcaria um momento inesquecível em minha vida. O que eu não sabia é que o TJSC era um órgão tão acolhedor e humano. Cada servidor encarregado de apresentar o conteúdo do programa detinha conhecimento e aptidão didática inquestionáveis, o que até me fez até tremer um pouco de medo, por imaginar que talvez não esteja à altura de ter como colegas de trabalho pessoas com tamanha competência. O pessoal da DGP é incrível. Cada servidor que conheci merece reiterados elogios.”  

Oziel da Costa Vilar, TJA – Rio do Sul 

 

“O programa Novos Laços foi excelente, possibilitando a efetiva integração dos novos servidores ao TJSC. Diversas dúvidas iniciais foram sanadas, principalmente sobre os direitos e deveres, o portal do servidor e os sistemas. O programa Novos Laços agregou conhecimento e propiciou o acolhimento dos empossados no TJSC. Obrigado por tudo e parabéns a todos os envolvidos.” 

Rafael Lopes da Silva, TJA – Capital – Central 

 

“O programa Novos Laços foi uma grata surpresa após a tão almejada posse no cargo efetivo. Apesar de já integrar os quadros do Poder Judiciário catarinense na qualidade de servidora comissionada, obtive informações muito relevantes à minha mais nova carreira. Além disso, o programa nos possibilita um canal direto com servidores do setor administrativo, o que é de grande valia para o exercício de nossas atribuições.” 

Rafaella Piacentini Ferreira, analista jurídica - Imbituba 

 

“Representou ser muito bem acolhido nessa nova etapa da vida profissional por uma equipe muito atenciosa. Mesmo já fazendo parte da instituição, aprendi muito com o programa e considero essencial para os novos servidores.” 

Renan Ribeiro Brandão, TJA - Santo Amaro da Imperatriz 

 

“O programa Novos Laços é uma excelente iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina de ambientar e acolher os novos servidores, bem como de propiciar aos servidores do quadro excelente conteúdo para a continuação do desenvolvimento pessoal e profissional. Parabéns!” 

Rosemeri Martins Ferreira, analista jurídica - Blumenau 

 

*Participaram também os seguintes analistas jurídicos: Amir Aquiles Simoni (Concórdia), Ana Cristina Jorge Klainpaul (Chapecó), Elóiza Citadin Martins (São José), Franciane Sassi Krol (Chapecó), Jeniffer Balen Sanches (São José), Juliana da Silva Soncini (São José), Letícia Freccia de Freitas (Capital – Eduardo Luz), Letícia Lichs Nascimento Peretto (Caçador), Luísa Corrêa Soares (Capital – DSJPG), Luziane Heinzen Furtado (Otacílio Costa), Mário Fernando de Assunção Lopes (Capital - Norte da Ilha), Reggina Nogueira de França (Blumenau - Universitário) e Vivian Samara Martins dos Reis (TJSC – DGP); os oficiais de justiça e avaliadores Bruno Luciano de Amorim (Palhoça), João Victor Dorigan de Matos Furlanetto (Videira) e Mariane Fravetto (Palhoça); os técnicos judiciários auxiliares Vitor Gambin Rigo (Itapiranga), Luiza Sens Weise (Blumenau) e Naiana Farneda (Caçador); e a analista administrativa Tatiana Schneider Steinwandter Porto (TJSC – DOF). Essa turma do Novos Laços contou com 53 pessoas, porque uma delas já havia tomado posse anteriormente. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080