TJ empossa novos membros das CPEAMAS do 1º e do 2º grau para o biênio 2024/2026 - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJ empossa novos membros das CPEAMAS do 1º e do 2º grau para o biênio 2024/2026

As CPEAMAS têm como objetivo assegurar o desenvolvimento das atividades laborais de forma digna

05 Agosto 2024 | 17h17min
  • Comissões

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou na tarde desta segunda-feira (5/8) a cerimônia que deu posse aos novos membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de discriminação (CPEAMAS) do 1º e do 2º grau, para o biênio 2024/2026. A ata de posse dos novos membros foi assinada pelo presidente em exercício e 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid Goulart Júnior, e demais autoridades presentes.

“É fundamental reconhecer a importância do trabalho dessa comissão e a importância de desenvolver um ambiente seguro e livre de todas as formas de assédio, de todas as formas de discriminação. O nosso Tribunal sempre esteve na vanguarda de uma série de temas sensíveis, importantes para a magistratura, e não é diferente com essa comissão, que inaugura agora seu terceiro biênio”, destacou o juiz de direito Marcelo Volpato de Souza, ao assumir a presidência da CPEAMAS do 1º grau.

Ao ser reconduzido à presidência da CPEAMAS de 2º grau, o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, destacou os avanços da estrutura das comissões nos últimos anos, sobretudo com a instalação de uma sala própria no 13º andar da Torre 1 do Tribunal. “Nós temos que reconhecer o valor dos funcionários e funcionárias que nos atendem, que trabalham no dia a dia. É pelo esforço deles que temos um Judiciário forte, operante e reconhecido nacionalmente como um dos melhores do Brasil. Em primeiro lugar, o trabalho da CPEAMAS é um trabalho muito mais de acolhimento e de aconselhamento. Fazer com que aquela pessoa que se viu vítima de algum tipo de assédio possa se sentir em casa, protegida”, frisou o desembargador.

O presidente em exercício do TJ enalteceu o trabalho da CPEAMAS, acrescentando que encampará a sugestão de que a comissão seja visitada pelos magistrados de 1º e 2º grau do Poder Judiciário. “O que me chama a atenção é a questão do acolhimento. Talvez esse seja o mais importante trabalho da CPEAMAS. O nosso servidor, o nosso colaborador, ele tem que ter consigo um sentimento de pertencimento, de proteção. E ele só terá isso quando houver, da nossa parte, o retorno necessário para que se sinta bem. É um programa de humanização do Poder Judiciário que merece todo o nosso elogio, toda a nossa atenção e todo o nosso carinho”, complementou o desembargador Cid.

Estiveram presentes à cerimônia o corregedor-geral da Justiça catarinense, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; a ex-presidente e atual vice-presidente da CPEAMAS de 2º grau, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho; o desembargador Dinart Francisco Machado, presidente da Comissão Eleitoral das CPEAMAS; o juiz auxiliar da Presidência do TJ Rafael Maas dos Anjos; o juiz de 2º grau do TJ Leone Carlos Martins Júnior; e a secretária das CPEAMAS, Liara Mirna Souza Nunes da Silva, entre outros servidores e membros das duas comissões.

As CPEAMAS têm como objetivo assegurar, no âmbito do Judiciário catarinense, o desenvolvimento das atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável, coibindo condutas assediadoras, racistas, misóginas, homofóbicas e abusivas que atentem contra a liberdade, a privacidade, a individualidade, a integridade e a dignidade de magistrados, servidores, terceirizados, advogados, partes, estagiários, residentes e usuários dos serviços judiciários de maneira ampla, e fornecendo a todos os envolvidos um ambiente pautado no diálogo, na cooperação e no respeito mútuo.

De modo a garantir uma igual e efetiva proteção contra todas as formas de assédio, as CPEAMAS de 1º e 2º graus contam em sua composição com a mais ampla representação institucional, uma vez que são formadas por magistrados, servidores, colaboradores terceirizados, estagiários e residentes judiciais.

Veja a cobertura fotográfica da posse.


Os empossados

Membros da CPEAMAS de 2º grau

Desembargador indicado pelo presidente do TJ
Desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo (presidente)

Desembargadora eleita pelo Órgão Especial 
Desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho (vice-presidente)

Magistrado indicado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)
Juiz de direito de 2º grau Leone Carlos Martins Júnior

Servidora indicada pelo presidente do TJ
Alda Cristina Duarte Pereira Schwinden

Servidora indicada pelo presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão
Graziele Nara da Silva Zapelini

Servidora eleita lotada na Secretaria do TJ
Ingrid Audrey Schauffert

Servidora eleita lotada na Secretaria do TJ – suplente
Rafaela Carla Vitorino

Candidata indicada pelo Sinjusc
Ângela Daltoé Ttregnago

Colaboradora terceirizada indicada pelo presidente do TJ
Nathália Leão de Matos da Silva 

Estagiária indicada pelo presidente do TJ
Isabelle Gomes Ferreira


Membros da CPEAMAS de 1º grau

Presidente da comissão de primeiro grau indicado pela CGJ
Juiz de direito Marcelo Volpato de Souza

Magistrada eleita
Juíza de direito Thania Mara Luz

Magistrada indicada pela AMC
Juíza de direito Taynara Goessel

Servidora indicada pela CGJ
Paula de Macedo Soares Bittencourt

Servidor da comarca da Capital eleito
Júlio César Schneider Corrêa

Servidora de comarca do interior eleita
Cláudia Helena Coradi

Servidor de comarca do interior eleito – suplente
Roberto Marcolino Graciano

Candidata indicada pelo Sinjusc
Jaqueline Alexandra Maccoppi

Colaboradora terceirizada indicada pela CGJ
Teresa Cristina de Souza

Estagiária indicada pela CGJ
Gabriela Conceição Deitos

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080