Voltar Sucessão em empresas familiares sem conflitos, diz livro, é possível com planejamento  

Desembargador do TJ lança obra sobre o tema em agosto  

O desembargador Raulino Jacó Brüning lançará, na primeira quinzena de agosto, o livro "Planejamento sucessório familiar e empresarial: antes tarde que nunca". A obra é fruto de um grupo de estudos criado pelo desembargador em 2021 e que contou com a orientação de diversos executivos, entre eles Alidor Lueders, que ocupou, de 1971 a 2010, o cargo de gerente e diretor do Grupo WEG. É Lueders quem assina o prefácio da obra.

Ao longo de 2023, o autor proferiu dezenas de palestras sobre o tema para plateias compostas de advogados, contadores, empresários e representantes de entidades de classe. Foi nesses eventos que o desembargador acabou estimulado a escrever o livro.

“Durante meus 32 anos de atuação no Ministério Público e 13 no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, venho constatando com assombro a intensa conflituosidade familiar, não só na prática de crimes, como nos litígios de separação, divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda de filhos e inventário. No decorrer de todo esse tempo, outra realidade ficou clara: como são ineficazes as respostas/soluções oferecidas pelo Sistema de Justiça frente a esses ilícitos!”, escreve Brüning. Para o desembargador, esse fenômeno está intimamente ligado à falência de boas práticas voltadas à afetividade, respeito e harmonia familiar, assim como à exagerada cultura materialista que assola nossa sociedade e acaba por atingir as dinâmicas familiares.

Escrito em linguagem simples, com pitadas de humor e toques de jornalismo, o livro tem a intenção de instigar o leitor ao mostrar-lhe a importância de um planejamento sucessório para a preservação do patrimônio familiar e empresarial. O livro é dividido em três partes: a primeira introduz o assunto a partir de questões gerais, a segunda aborda o planejamento do patrimônio familiar, e a terceira aprofunda-se nas questões relativas à sucessão empresarial.

Além de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Raulino Jacó Brüning é doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor universitário e historiador. Autor de diversas obras, que transitam tanto pela História quanto pelas Ciências Jurídicas, publicou recentemente o livro "História Remota de Santa Catarina: quatro séculos de História 1500 a 1900" (com informações da Assessoria de Imprensa da Academia Judicial do PJSC). 

 

Imagens: Divulgação/Academia Judicial
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.