Voltar Comarca de Ipumirim apresenta programa Novos Caminhos para empresários locais

Objetivo é viabilizar oportunidades de emprego aos adolescentes

A manhã de terça-feira (2/7) começou diferente para cinco representantes de empresas de Ipumirim, no Oeste. Eles participaram do projeto “Café com Empresários”, ocasião em que foi apresentado o programa Novos Caminhos, que visa capacitar e colocar jovens acolhidos no mercado de trabalho. O objetivo é fazer com que os convidados conheçam o programa e, se possível, ofereçam oportunidades de emprego aos adolescentes.

A iniciativa partiu do juiz diretor do foro de Ipumirim, William Borges dos Reis, que assumiu a comarca recentemente. “A presença ativa da classe empresarial nesse evento evidencia o compromisso do setor privado com a transformação social da comunidade, abrindo as portas para jovens em situação de acolhimento. Esses adolescentes, que tanto já tiveram os direitos violados, podem vislumbrar novas oportunidades de mudança de vida, e o ingresso no mercado de trabalho é fundamental para isso”.

Participaram representantes das empresas Artefatos Arabutã, Pavan Carrocerias, Sicredi Ipumirim, Granja Weber e CRI Gestão de Resíduos, todas atuantes em Ipumirim, Arabutã e Lindóia do Sul. Os parceiros do programa – CIEE, SENAC, SENAR e SESI/SENAI – apresentaram as possibilidades para qualificação e inserção dos adolescentes na aprendizagem. O magistrado fez a fala inicial reforçando o compromisso com o programa e convidando as empresas presentes a participar das diversas ações propostas pelo Novos Caminhos.

O magistrado complementou: “Com o Novos Caminhos, estamos comprometidos em oferecer não apenas oportunidades de emprego, mas também mentoria e suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, e a parceria das empresas é fator determinante para o sucesso do programa. Ver o setor privado da nossa região engajado nessa causa é motivo de imensa satisfação, além de nos trazer a certeza de que muita coisa boa está por vir”.

Atualmente, a regional do Alto Uruguai tem adolescentes colaborando nos estabelecimentos Ipumirim Portas, Farma SESI Concórdia, Frigorífico Varpi, Celesc e JBS Seara. Outros três estão aptos ao trabalho e aguardam oportunidade. As empresas que aderem ao Novos Caminhos recebem incentivos fiscais e legais e formação de mão de obra qualificada através dos programas Desenvolvimento de Talentos, Responsabilidade Social e Imagem Corporativa, Cultura de Inclusão, além do certificado e selo de Empresa Cidadã.

Esporte

A programação do “Café com Empresários” contou ainda com entrega de materiais esportivos para o serviço de acolhimento de Lindóia do Sul. Recentemente, a comarca foi beneficiada com recursos oriundos da campanha “Tampinhas do Bem”.

A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas é uma iniciativa da Gerência de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Esta campanha busca mobilizar parceiros para participar ativamente, assim como incentivar os colaboradores do SESI/SENAI envolvidos na Gincana de Arrecadação – que é promovida pelo Comitê Guardiões do Bem-Estar e Voluntariado. A campanha acontece em parceria com a ALCAPLAS.

Novos Caminhos

Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade a jovens que vivem nas 229 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Aos maiores de 14 anos disponibiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14 prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.