Voltar Servidores do PJSC participam do evento de preparação para aposentadoria na capital

Encontro reuniu 26 servidores da Justiça catarinense

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) concluiu, na última sexta-feira (28/6), a 1ª edição de 2024 do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). O evento, realizado em Florianópolis entre os dias 26 e 28, contou com a participação de 26 servidores: 19 da Justiça de primeiro grau, quatro do Tribunal de Justiça, dois da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau e um servidor recém-aposentado.

Além de palestras ministradas por servidores e profissionais externos, a programação ofereceu espaços para vivências, convidando ao diálogo e à elaboração do processo de transição para a aposentadoria. A roda de conversa conduzida por psicólogas da DGP recebeu a aposentada Ana Maria Mafra Dal Bo e o aposentado Amauri Elci Manoel, que compartilharam com os participantes suas experiências e sentimentos dessa nova fase.

No encerramento, o relato de muitos participantes confirmou a relevância do programa, seja para simbolizar o fechamento de uma importante etapa de vida, seja para planejar o melhor momento de se aposentar ou inspirar rumos para a nova etapa, um tempo para aprofundar o autoconhecimento e o autocuidado, fortalecer e construir novos vínculos, resgatar projetos e realizar sonhos - temáticas abordadas nos três dias de programação, compartilha Kelly Oliveira, servidora da Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, da DGP.

O programa também contou com a presença das servidoras do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) Silvanna Rocha, Dinara Câmara e Tereza Izabel de Paiva. Elas visitaram o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) exclusivamente para conhecer esse evento e buscar inspiração e ideias para projeto semelhante que está sendo desenvolvido naquele Tribunal. No dia do encerramento, Dinara compartilhou seu sentimento: “Fiquei maravilhada com o cuidado, a forma como tudo foi preparado e a escolha das palestras, que abordaram temas como finanças, aspecto psicológico e bem-estar”. “Me senti lisonjeada de ter vivido esse momento, porque participando presencialmente é possível sentir na pele a importância desse programa. Só temos que agradecer pela experiência vivida com vocês e constatar que ela é muito importante”, acrescentou Tereza.

Neste ano de 2024, o programa, que já conta 17 anos de história, foi institucionalizado por meio da Resolução 40/2024 - GP. Entre as principais inovações trazidas está a ampliação do público-alvo, possibilitando que aposentados há até dois anos possam se inscrever, bem como a possibilidade de setores específicos do TJSC ofertarem espaços a aposentados que queiram compartilhar sua experiência e os saberes acumulados para a consecução dos fins institucionais, possibilitando o convívio e a troca entre gerações. Para Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, “a institucionalização do Programa de Preparação para Aposentadoria é um marco que valoriza tanto quem se aproxima da aposentadoria quanto quem já se aposentou, e favorece a evolução constante do programa e de ações com foco no cuidado com as pessoas do nosso Tribunal”. A segunda edição do PPA em 2024 está prevista para o mês de outubro. Acompanhe a página do programa para mais informações.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.