Voltar TJSC mostra alinhamento com a vanguarda ao lançar sua ferramenta oficial de IA 

Tribunal apresentará programa Copilot em julho

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) tem previsto para o início de julho, no próximo dia 9, o lançamento do programa Copilot como a ferramenta oficial de inteligência artificial (IA) da Justiça catarinense. A medida encontra eco entre os demais tribunais brasileiros, pois recente pesquisa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) detectou crescente interesse das cortes do país na adoção dessa tecnologia, em busca de eficiência, inovação e parcerias estratégicas para enfrentar desafios judiciais como a alta demanda de trabalho.

É o que aponta, aliás, o relatório Pesquisa Uso de IA no Poder Judiciário - 2023, que já está disponível para download na Biblioteca Digital do CNJ. Os primeiros resultados foram lançados no último mês de maio pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, em sessão extraordinária do Conselho. A pesquisa envolveu 94 órgãos da Justiça (91 tribunais e três conselhos) e identificou 140 projetos de IA desenvolvidos ou em desenvolvimento nos tribunais e conselhos - um crescimento de 26% com relação a 2022.

O aumento no número de tribunais com projetos de IA e na quantidade total de projetos indica uma tendência de adesão às inovações tecnológicas, sempre com o objetivo de aprimorar a eficiência e a execução das atividades judiciárias cotidianas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Justiça 4.0, iniciativa do Conselho e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que tem o objetivo de acelerar a transformação digital do Poder Judiciário. O TJSC, mais uma vez, alinha-se à vanguarda para buscar melhorar os serviços aos seus jurisdicionados (com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ). 

Imagens: Divulgação/CNJ
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.