Voltar Academia Judicial e Cojepemec abrem vagas para Formação em Conciliação Judicial

Inscrições vão até às 15h do próximo dia 21 de junho

A Academia Judicial (AJ) e a Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojpemec) realizarão a Formação em Conciliação Judicial no período de 24 de junho a 21 de julho de 2024, em modalidade virtual e autoinstrucional (acessos conforme a disponibilidade e conveniência do aluno). Coordenado pela Juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, ocorrerá na forma autoinstrucional e assíncrona, totalizando 36h (trinta e seis horas-aula).

O público-alvo é composto de: mediadores e conciliadores judiciais certificados e credenciados; alunos do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais em fase de estágio supervisionado; servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) que atuem como conciliadores; servidores e estagiários que atuem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc, inclusive como conciliadores; professores e acadêmicos (de graduação e pós-graduação) que realizem, por meio das universidades, audiências de conciliação e/ou mediação para o PJSC. Os participantes devem ter formação ou atuação em audiências de mediação/conciliação do PJSC.

A oferta é de 700 vagas. As inscrições de servidores e bolsistas (estagiários) do PJSC devem ser feitas na página da AJ, no período de 19 a 21 de junho de 2024 (até as 15h). As inscrições de alunos e professores serão feitas via link do Cejusc. “A partir dessa capacitação, o Tribunal de Justiça não apenas está investindo na qualidade das audiências, mas na difusão da cultura da conciliação nos bancos acadêmicos, de forma transdisciplinar, inclusive”, destacou o desembargador Sílvio Dagoberto Orsatto, coordenador da Cojepemec.

“A renovação e a qualificação do envolvimento das universidades, já parceiras do Tribunal de longa data, concretiza também a realização de audiências de conciliação que, muitas vezes, acabavam em segundo plano, quando são a essência dos Juizados Especiais, e ainda, dentro do formato padrão nacional da Política Jurídica do CNJ”, observação feita pelo juiz coordenador do Cejusc Estadual, André Alexandre Happke.

Com essas inscrições, as Universidades já vão formando os Times de Professores Conciliadores e Mediadores, com seus Alunos, e que participarão da próxima atividade “gamificada” de audiências, a exemplo daquela de 2023, que ocorrerá em fase final na Semana Nacional da Conciliação de novembro de 2024.

Ouça o boletim desta matéria:

 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.