Voltar Campanha do PJSC, em 3 anos, reduziu em 72% o consumo de plástico em suas dependências 

Descarte inadequado polui solos e mares 

Comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) adota medidas significativas para reduzir o consumo de plástico em suas dependências. Ao reconhecer o impacto negativo do uso excessivo de plástico descartável, o PJSC lançou, em 2021, a campanha “Traga seu copo ou caneca”. A iniciativa já conseguiu reduzir em 72,32% o uso de copos descartáveis em 2023, em comparação com 2019.

O plástico descartável, amplamente utilizado no dia a dia, traz graves consequências ambientais e para a saúde humana. Seu descarte inadequado polui oceanos e solos, e sua produção consome grandes quantidades de recursos naturais, além de emitir gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). Para mitigar esses impactos, o PJSC implementou o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que inclui a coleta seletiva de recicláveis e a destinação adequada desses materiais às cooperativas de reciclagem.

Apesar do sucesso na redução do uso de copos descartáveis, observou-se um aumento de 8,58% no consumo de garrafas descartáveis em 2023, comparado a 2019. Por isso, é crucial adotar práticas ainda mais sustentáveis. Substituir garrafas descartáveis por alternativas reutilizáveis, como garrafas, canecas ou copos de vidro, é uma solução viável.

Diante dessa realidade, o PJSC, por intermédio da Secretaria de Gestão Socioambiental (SGS) e da Diretoria de Infraestrutura, incentiva todos a adotarem uma garrafinha reutilizável, de forma a colaborar para a redução desses números e promover um ambiente mais sustentável. “Junte-se a esta iniciativa e faça a diferença”, conclamam os técnicos da SGS do TJ. 

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.