Voltar Campanha de vacinação do PJSC supera meta e registra maior cobertura dos últimos 5 anos  

Foram imunizados 5.753 colaboradores contra a gripe em 35 dias 

A campanha de vacinação contra a gripe no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), encerrada no dia 31 de maio, atingiu neste ano 5.753 aplicações do imunizante em colaboradores e colaboradoras do Tribunal de Justiça e comarcas catarinenses. A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) informa que este número ultrapassou o registrado em 2023, quando foram vacinadas 5.554 pessoas, e há a possibilidade de ser ainda maior após análise e conferência de dados com a empresa contratada para executar a vacinação. Já é, desde já, a maior cobertura vacinal registrada desde 2020.

Ao todo, a campanha deste ano contou com 35 dias efetivos de vacinação. A diretora da DSQV, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, reforça que todos, quando vacinados, esperam não desenvolver ou abrandar os sintomas da doença. “A vacina da gripe assim o faz e está associada a menor hospitalização e morte. Entretanto, outro resultado que devemos ressaltar, é a redução da transmissibilidade para as pessoas à nossa volta, como os colegas de trabalho, mas, em especial, protegendo aquelas que tenham a saúde mais vulnerável”.

Magistrados e servidores ativos (efetivos e comissionados), militares, servidores à disposição, estagiários, residentes jurídicos, voluntários cadastrados na DGP e colaboradores terceirizados tiveram a oportunidade de se proteger contra a gripe. Neste ano, a vacina influenza do tipo tetravalente/quadrivalente, com maior amplitude de proteção, foi fornecida e aplicada em salas de vacinas da empresa contratada e também na unidade móvel, que percorreu as comarcas por todas as regiões do Estado.

Números no PJSC

 

Ano 2019 – 6.467 imunizados

Ano 2020 – 3.992 imunizados

Ano 2021 – 5.423 imunizados

Ano 2022 – 5.482 imunizados

Ano 2023 – 5.554 imunizados

Ano 2024 – 5.753 imunizados 

  

Vacinação pelas comarcas 

  

Vale do Itajaí 

Na região do Vale do Itajaí, na comarca de Blumenau, a dose tetravalente/quadrivalente foi aplicada em uma unidade móvel no Fórum Central no início do mês de maio e em um laboratório contratado. 

A estagiária da Vara de Execuções Penais da comarca de Blumenau foi uma das primeiras a receber a vacina na unidade móvel. Para ela, o hábito da prevenção é muito importante. “Esta é a primeira vez que me vacino pelo TJSC. Desde criança, sempre tive o costume de me vacinar antes da chegada do inverno, pois, como aqui faz muito frio, ficamos mais propensos a gripes e doenças semelhantes”, observa. 

  

Norte 

Em Joinville, na comarca da maior cidade do estado, a unidade móvel com centenas de doses da vacina imunizante contra a gripe ficou estacionada durante todo o dia 30/04 no pátio do fórum central à disposição de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Para a estagiária da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Joinville, Lizandra Custódio, o fato da vacinação acontecer nas dependências do fórum viabilizou o acesso ao benefício. “No meu caso facilitou muito, pois saio do estágio e vou direto para a faculdade, sendo assim, a vacinação no ambiente de trabalho me permitiu realizar na sequência do trabalho. Provavelmente se tivesse que sair para outro local deixaria de me imunizar por falta de tempo. Felizmente não tive nenhuma reação a não ser dor local no dia da aplicação”, frisa. O técnico judiciário auxiliar Silvio Antônio Castro da Silveira, lotado no 2º Juizado Especial Cível, conta que vacinar-se contra a gripe já virou hábito. “A vacinação nas dependências no Fórum é ótima, bem prático e só leva poucos minutos, pois evita que a gente tenha que se deslocar a uma clínica. Eu tomo a vacina todos os anos”, finaliza.

 

Serra

Na comarca de Lages, a unidade móvel estacionou no dia 16 de maio. Nesta oportunidade, diversos colaboradores aproveitaram para se vacinar. Entre eles, os estagiários da 2ª Vara Criminal. Mel Mariane da Silva destacou a importância do ato. “Não temos que nos imunizar pensando apenas na gente. É preciso haver a consciência do cuidado com as pessoas ao nosso redor, como os nossos avós e as crianças, por exemplo. É preciso pensar neles também”.

O colega Mateus do Amaral também aderiu à campanha e tem pensamento semelhante. “É preciso cuidar da nossa saúde e daqueles que moram com a gente”. Betânia Paes de Barros recebeu a vacina junto com os colegas. “O espírito de coletividade é muito importante. Vim me vacinar pensando na minha saúde, na da minha avó, que tem mais de 70 anos, e em todos que estão à minha volta”, disse a estagiária.

 

Sul

Nem o leve frio que fez em Criciúma afastou servidores, estagiários e terceirizados de fazerem suas vacinas contra a gripe na unidade de vacinação móvel que esteve no Fórum no dia 27/5. A unidade móvel ficou no estacionamento interno, nos fundos do Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra. O maior movimento foi na parte da tarde, com a formação de pequenas filas, que logo se concluíam pelo rápido atendimento.

Segundo a equipe de imunização, a procura pela vacina foi dentro do esperado, visto que a cidade-sede do Fórum contava com ponto de vacinação local desde o início da campanha. O assessor jurídico Lucas Maccari, do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foi um dos que aproveitou a oportunidade para se vacinar. "Considero bastante prática e salutar a disponibilização da vacinação no Fórum, pois assim demonstra o comprometimento do Tribunal de Justiça com a saúde dos servidores frente às doenças respiratórias comuns nesta época do ano", afirmou. 

Imagens: Divulgação/DSQC e Comarcas
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.