Voltar Programação temática celebra o Dia Nacional da Adoção na comarca de Itajaí 

Pedágio solidário e informativo marcou passagem da data  

Em celebração ao Dia Nacional da Adoção, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Itajaí (GEAAI) Laços Encontrados, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promoveu uma série de atividades de sensibilização na comarca de Itajaí. O foco das ações foi destacar um dos princípios fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito à convivência familiar e comunitária com dignidade.

Na quarta-feira (22/5), o campus da Univali em Itajaí sediou o painel "Laços de Amor: a Entrega Legal para a Adoção e o Direito Fundamental à Vida". Durante o evento, membros do Poder Judiciário catarinense, profissionais envolvidos na entrega legal e pessoas que optaram pela adoção discutiram a realidade da adoção no Brasil e na região de Itajaí.

Um dos painelistas foi o juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Itajaí. Ele ressaltou a importância do evento: "Foi muito enriquecedor, pois abordou diversas perspectivas sobre a adoção: do Judiciário, do grupo de adoção, das mães adotivas e das doulas que acompanham partos de genitoras que pretendem fazer a entrega voluntária. Aprendi muito, o que me ajudará a atuar melhor como juiz da infância e juventude".

Além do magistrado, participaram do evento como painelistas a relações-públicas e mãe por adoção Natália Simões Pires, que falou sobre as iniciativas do GEAAI Laços Encontrados; a mãe por adoção Soraya Caldeira Viana Correa, que compartilhou os desafios da adoção tardia; a psicóloga do GEAAI  e mãe por adoção Carla Giugno Pires, que abordou a entrega legal e adoção necessária; e a enfermeira e doula Luana Carolina Refosco, que apresentou o projeto Entrega Voluntária: doulas no acompanhamento e humanização do parto.

Para o GEAAI, a noite do painel "Laços de Amor" foi um testemunho emocionante de como a entrega legal para adoção pode transformar vidas ao promover adoções seguras e repletas de amor em Itajaí. O professor Luis Carlos Martins, diretor de Assuntos Institucionais da Univali, destacou: "Foi um privilégio participar da organização e sediar o evento. Foi uma emocionante oportunidade para contribuir com informações e sensibilizar a comunidade sobre a importância da adoção legal e da rede de apoio às mães e famílias".

A assistente social do TJSC na comarca de Itajaí, Francilene Laureano Moreira Krzisch, que acompanha as ações do GEAAI Laços Encontrados, destaca a relevância do evento promovido em parceria com a Univali no intuito de desmistificar o tema da entrega legal de crianças para adoção entre universitários e profissionais da rede de atendimento. Ela ressalta a importância do apoio do juiz Fernando Machado Carboni em todos os projetos do grupo de estudos, os quais têm tido ampla repercussão em nível estadual e nacional.

No sábado (25/5), Dia Nacional da Adoção, o GEAAI Laços Encontrados realizou um pedágio solidário e informativo em Itajaí. O objetivo principal foi informar sobre a entrega voluntária, além de arrecadar recursos para os projetos sociais do grupo de estudos e apoio à adoção. 

Imagens: Divulgação/Univali-GEAAI-Laços Encontrados
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.