Alunos de São Bento do Sul realizam júri simulado com personagens de obra literária - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa teve como objetivo fomentar o entendimento sobre o Judiciário
- Educação
O salão do Tribunal do Júri da comarca de São Bento do Sul transformou-se, na semana passada, em uma extensão da sala de aula para 70 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. Em uma sessão simulada, eles assumiram o papel de jurados, defesa, acusação e juiz de um caso clássico da literatura brasileira que atravessa gerações: Dom Casmurro, de Machado de Assis. O objetivo era responder a pergunta: Capitu traiu ou não Bentinho?
O foco da atividade, de acordo com a professora Rúbia Cristofolini, que acompanhou a turma, foi proporcionar uma experiência educativa e prática. “Temos como objetivo fomentar o entendimento sobre o sistema judiciário, incentivando o interesse pelo conhecimento jurídico desde cedo. Assim, após a leitura da obra, com a prática no tribunal, os alunos exploram as questões complexas de narrativa e personagens, enquanto desenvolvem habilidades de argumentação e análise crítica”, explicou.
Escolas interessadas em conhecer o ambiente forense de São Bento do Sul devem enviar email para a Secretaria do Foro (saobento@tjsc.jus.br), solicitando a visita/uso do salão e informando datas/horários, número de alunos e o objetivo da visita.