Voltar Estágios no PJSC, neste momento, disponibilizam oportunidades para 2,4 mil estudantes 

Acadêmicos vivenciam a teoria na prática cotidiana

Acadêmica da 7ª fase do curso de Direito, Lizandra Custódio já tem definidos os próximos passos de sua carreira profissional. Assim que concluir a graduação, pretende empenhar-se ainda mais nos estudos e prestar concursos. A decisão foi tomada ao longo dos últimos meses, período em que divide os estudos com estágio oferecido pelo Judiciário catarinense. Ela integra o quadro de colaboradores da Vara do Tribunal do Júri da comarca de Joinville. São 2,4 mil estagiários atualmente no PJSC.

“Assim como eu, muitos estudantes encontraram um rumo profissional a partir do momento em que ingressaram como estagiários. Em uma das turmas que integro na universidade, apenas três alunos não estagiam no fórum, e todos os que compõem o programa afirmam que a experiência é de grande valia, pois temos acesso ao cotidiano tanto do cartório quanto do gabinete e a oportunidade de aprender diariamente”, garante.

O programa de estágio do PJSC é regulamentado pela Resolução GP n. 18, de 2018, que determina que podem concorrer às vagas alunos matriculados em instituições públicas ou privadas que tenham convênio com o TJ e que estejam entre o segundo e o penúltimo semestre da graduação nas áreas de administração, direito, psicologia, arquivologia, arquitetura, ciências contábeis, biblioteconomia, serviço social, design, engenharias diversas, jornalismo, ciências da computação, farmácia, publicidade e economia. O período de estágio é de até dois anos, mas pode ser prorrogado para três anos no caso de candidatos PCD (pessoa com deficiência). A remuneração é de R$ 1.300 mais R$ 150 de auxílio-transporte. Os processos seletivos são iniciados pelas próprias unidades (Secretaria de Foro no 1º grau e Seção de Extraquadro no 2º grau).

Os alunos são classificados por índice acadêmico; entretanto, para vagas de gabinete e cartório, por interesse da unidade, ainda podem ser aplicadas provas e entrevistas conforme a área.

“O estágio objetiva proporcionar a preparação para o trabalho produtivo, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino; o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico; o desenvolvimento de habilidades próprias da atividade profissional; a contextualização curricular, mediante aplicação de conhecimentos teóricos e participação em atividades de cunho social, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã”, enfatiza a chefe da Seção de Extraquadro do TJSC, Mariane Holzinger.

Atualmente, o PJSC tem 2.409 estagiários distribuídos entre as 112 comarcas do Estado e a Secretaria do Tribunal de Justiça. Interessados em ocupar uma das vagas podem acessar o site (https://www.tjsc.jus.br/) e clicar na aba Concursos e Estágio e no link Estagiário (https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/estagiarios), onde encontram todas as resoluções, orientações e contatos.

O aluno, ao inscrever-se, escolhe o curso e a lotação onde quer concorrer a uma vaga. A inscrição tem validade por seis meses, com a possibilidade de atualização sempre que houver alteração de informações.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.