Mulheres sob medida protetiva participam de círculo de autocuidado no Fórum de São José - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Mulher
Mulheres que estão sob medidas protetivas de urgência participaram da 1ª edição do Círculo de fortalecimento e autocuidado para mulheres, realizado no Fórum da Comarca de São José na última sexta-feira (22/03).
O objetivo da iniciativa, idealizada pela juíza Lilian Telles de Sá Vieira, titular do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foi proporcionar um espaço seguro e acolhedor de reflexão e diálogo, por meio de um círculo de construção de paz. “Além disso”, explica Danúbia Rocha Vieira, assistente social do TJ e integrante do Comitê de Gestão Institucional de Justiça Restaurativa, “o encontro possibilitou o levantamento das principais demandas das mulheres, visando a criação de ações grupais periódicas para atendê-las”.
Onze mulheres participaram da ação, conduzida pelas facilitadoras Amanda Koerich Weber, servidora do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Priscila Godinho, agente especial da Guarda Municipal e Cristiane Cordeiro Machado, professora da Faculdade Anhanguera.
O evento teve o apoio do Comitê de Gestão Institucional de Justiça Restaurativa, do TJSC, do Ministério Público de Santa Catarina, da Guarda Municipal de São José, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e da Faculdade Anhanguera. As medidas protetivas são mecanismos criados pela lei para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar. Elas têm o objetivo de assegurar que toda mulher tenha direito a uma vida sem violência, com a preservação de sua saúde física, mental e patrimonial.