CPMA de Joinville inicia grupo reflexivo voltado aos delitos cometidos no trânsito - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Acidente de Trânsito
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA/SAP) da comarca de Joinville iniciou neste mês (23/2) o primeiro encontro do ano do Grupo Reflexivo Cidadania sobre Rodas, voltado para pessoas envolvidas em delitos de trânsito e encaminhadas pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim) para o cumprimento da medida como única forma de extinguir a ação penal. No ano de 2023, mais de 120 pessoas concluíram a medida, com a finalização de seus processos.
Ao todo serão seis módulos com temáticas diversas a respeito dos perigos referentes ao uso de drogas associado com a direção, da rede de apoio e da linguagem não violenta ao volante.
A assistente social Samara de Azevedo estará à frente do grupo durante toda a dinâmica. Ela enfatiza que o objetivo é despertar nos motoristas a consciência de que não se trata apenas de pegar um carro e dirigir, mas sim de ter compreensão da responsabilidade que recai sobre cada motorista.
“A meta é prevenir reincidências e estimular os motoristas a refletir sobre a importância de ter o máximo cuidado ao dirigir. Falamos muito sobre a importância do cinto de segurança, a respeito da obediência aos limites de velocidade e que no trânsito se deve cuidar não somente da própria vida, mas também da do outro. O propósito é que as lições aprendidas aqui permaneçam com eles”, finaliza.