Voltar TJ instala Ponto de Inclusão Digital em Palma Sola, no extremo oeste do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira, instalou no início da noite de terça-feira (16), no município de Palma Sola, no extremo oeste do Estado, o quarto Ponto de Inclusão Digital (PID) do Poder Judiciário de Santa Catarina. A solenidade ocorreu na sede da Casa da Cidadania e reuniu autoridades locais e comunidade. Serviços como audiências, Balcão Virtual, consultas processuais, triagem em demandas pré-processuais, nomeação de advogados dativos, atermações, informações e orientações em geral serão disponibilizados no local.

TJ instala Ponto de Inclusão Digital
 

O presidente fez questão de registrar sua alegria ao implantar o PID naquele município. “É mais um avanço da Justiça catarinense, conhecida pelas ações inovadoras de vanguarda”, interpretou. Ele explicou também a utilidade e a serventia do novo órgão. “O PID foi idealizado para pessoas sem acesso à internet ou sem conhecimento de tecnologia. Pessoas que vivem em municípios que não são sede de comarca e não podem, por algum motivo, se deslocar”, esclareceu.

Palma Sola, com quase 8 mil habitantes, dista 30 quilômetros da vizinha Anchieta, sede da comarca que atende a ambos os municípios, e não há ligação regular de transporte público entre as duas cidades. “Isso impacta o acesso à justiça, principalmente da população mais vulnerável, que o Judiciário precisa também atender e tutelar. Daí a grande importância da criação do PID em Palma Sola”, registrou o juiz Yuri Lorentz Violante Frade, diretor do foro da comarca de Anchieta.

TJ instala Ponto de Inclusão Digital em Palma Sola
 

O magistrado, em seu discurso, destacou que qualificados servidores de sua unidade, em sistema de rodízio, estarão semanalmente – todas as sextas-feiras – em Palma Sola para prestar um atendimento de qualidade, capaz de englobar variado número de demandas que surjam no município. Segundo o juiz Yuri, o novo serviço é demonstração de apreço pela região, uma vez que se trata apenas do 4º PID implantado em Santa Catarina. “Somos também precursores desta política pública”, comemorou. Esperamos agora, acrescentou, retribuir com a prestação de um serviço de alta qualidade.

Ponto de Inclusão Digital em Palma Sola
 

O prefeito municipal, Cleomar Mantelli, também manifestou sua satisfação com o novo órgão. Na sua opinião, o PID vai aproximar ainda mais o Judiciário da população local. “Oferecer este serviço também vai auxiliar muitas pessoas que têm dificuldades com as ferramentas digitais, principalmente aqueles mais idosos”, exemplificou. “Nossa fala é de agradecimento por esta parceria”, resumiu. O alcaide prometeu para breve implantar um estacionamento capaz de atender servidores e usuários do posto, sediado na Casa da Cidadania, local construído pelo PJSC e mantido pelo município. Os desembargadores Gilberto Gomes de Oliveira, João Eduardo de Nadal e Fernanda Sell prestigiaram a solenidade de instalação do PID na Casa da Cidadania de Palma Sola.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.