Voltar PJSC disponibiliza protetor solar aos servidores que exercem atividades externas

Em apoio à campanha Dezembro Laranja e com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por intermédio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), estabeleceu uma política contínua de aquisição e distribuição de protetor solar aos servidores e servidoras que exercem atividades externas. 

Nesse sentido, a DSQV, por meio da Seção do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/DSO), noticia que foram enviados protetores solares aos oficiais de justiça, oficiais de justiça e avaliadores, comissários e comissárias da infância e oficiais da infância e juventude. 

Assim, servidores interessados no citado insumo e enquadrados nas categorias profissionais mencionadas deverão encaminhar pedidos à Seção do SESMT, da DSQV/DSO, pelo e-mail dsqv.sesmt@tjsc.jus.br

Entretanto, a DSQV destaca que os cuidados com a pele não devem ser restritos aos servidores que exercem atividades externas. O uso de protetor solar é um cuidado diário e essencial na proteção contra a incidência de raios ultravioleta, que podem causar danos à pele como, por exemplo, queimaduras, desidratação, sinais de envelhecimento precoce, inflamações e câncer. Além disso, considerando a iminência da chegada do verão, o uso de protetor deve ser intensificado pelo maior tempo de exposição ao sol. 

Sendo assim, importante reforçar a forma correta de utilizar o protetor solar: deve ser aplicado todos os dias, mesmo em dias nublados ou chuvosos, e até mesmo em ambientes fechados, no mínimo 30 minutos antes da exposição solar. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é: 

- uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça; 

- uma colher de chá de protetor na parte da frente do tronco, e outra na parte de trás; e 

- uma colher de chá em cada braço. 

O produto deve ser reaplicado de 3 em 3 horas, mas esse intervalo diminui (de 2 em 2 horas) em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou após sair da água. 

Importante destacar que a exposição solar moderada é recomendada e traz inúmeros benefícios. Uma alternativa de proteção é a utilização de barreiras físicas, a exemplo de roupas e acessórios com fator de proteção.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.