Gratidão, emoção e muita esperança em evento de conclusão do ano do PNC no Meio-Oeste - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Novos Caminhos
Os eventos de encerramento do Novos Caminhos para entrega de homenagem aos participantes são sempre carregados de emoção. Gratidão e esperança emanam de todos os lados. No Meio-Oeste não foi diferente. Nesta semana, mais uma noite especial na qual estiveram reunidos, em Luzerna, 21 adolescentes, mais de 150 empresas amigas, empresas cidadãs, voluntários e colaboradores das casas de acolhimento, além de autoridades locais e parceiros do programa, para concluir mais um ciclo.
Os participantes do evento dizem que naquela oportunidade foram vividos momentos emocionantes e inspiradores, com a formação de uma corrente do bem que deixará marcas duradouras. Os depoimentos das empresas parceiras trouxeram à tona histórias tocantes de transformação. A FAST, em um gesto exemplar, não só contratou um aprendiz mas também, no dia do evento (8/11), efetivou outro adolescente do serviço de acolhimento como colaborador. “Essa iniciativa é um testemunho inspirador do impacto positivo que as empresas podem ter na vida desses jovens”, avalia a assessora de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Blodorn Martins, interlocutora do programa na região.
A Valpasa também compartilhou depoimento. A empresa evidenciou o comprometimento com o desenvolvimento profissional dos adolescentes ao realizar a contratação de um aprendiz. A Coperdia, como empresa amiga, trouxe à luz suas ações em parceria com o acolhimento de Campos Novos e mostrou que a colaboração entre o setor privado e organizações sociais pode gerar resultados extraordinários.
Um momento verdadeiramente marcante foi o depoimento do voluntário conhecido como Capitão América. Sua narrativa sobre as motivações que o levaram a se tornar voluntário tocou profundamente o coração de todos os presentes. A dedicação e a paixão pela causa foram evidentes. “Sua história serviu como um poderoso lembrete do impacto positivo que cada pessoa pode ter na vida dos outros”, enfatiza Elaine.
O evento contou ainda com depoimentos de adolescentes dos serviços de acolhimento de Tangará, Catanduvas e Capinzal. As garotas emocionaram ao contar como foi para elas serem contratadas como aprendiz. Na oportunidade, as unidades de acolhimento de Catanduvas, Herval d’Oeste, Capinzal e Tangará receberam materiais esportivos. O evento teve a participação da juíza Dominique Gurtinski Borba Fernandes e do vice-presidente da Fiesc, Márcio Luís Dalla Lana.
Próximos eventos
14/11- Vale do Itajaí - 17h às 18h30min, em Blumenau
21/11- Vale do Itapocu - 17h às 18h30min, em Jaraguá do Sul
22/11- Norte Nordeste - 17h às 18h30min, em Joinville
23/11 - Planalto Norte - 17h às 18h30min, em São Bento do Sul
28/11 - Alto Uruguai Catarinense - 17h às 18h30min, em Concórdia
29/11 - Oeste - 17h às 18h30min, em Chapecó
30/11 - Extremo Oeste - 17h às 18h30min, em São Miguel do Oeste
11/12 - Foz do Rio Itajaí - 17h às 18h30min, em Itajaí
13/12 - Sul - 17h às 18h30min, em Criciúma
14/12 - Litoral Sul - 17h às 18h30min, em Tubarão
Sobre o programa
O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). O objetivo desta iniciativa é ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto.
Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)