Formatura: 111 servidores do Poder Judiciário de SC se tornam brigadistas de incêndio - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Curso
Como controlar um princípio de incêndio? De que forma agir quando uma criança se engasga? Como fazer a reanimação cardiorrespiratória? Estas respostas estão na ponta da língua de 111 servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), que se formaram no curso promovido pela Academia Judicial em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Com a presença de autoridades, a cerimônia de formatura foi realizada no auditório Ministro Teori Zavascki, na sede do TJ em Florianópolis, nesta segunda-feira (30). Intitulado “Programa de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e capacitação da brigada de incêndio”, o curso mescla teoria e prática de forma dinâmica e apresenta noções de primeiros socorros, de gestão de riscos e acidentes. Além disso, capacita os alunos a usar corretamente extintores de incêndio.
“Uma vida que a gente consiga salvar, já terá valido a pena o investimento neste curso”, pontuou o desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJSC. Ele ressaltou que a cultura da prevenção, no âmbito do Poder Judiciário, foi uma das importantes conquistas que a atual administração conseguiu materializar ao longo do biênio.
O desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, diretor-executivo da Academia Judicial, afirmou que “o conhecimento dos primeiros socorros é indispensável a todos e não serve apenas no trabalho, mas sobretudo na vida privada, em casa, e se torna fundamental para a sobrevivência de quem precisa de ajuda”. Ele fez um pedido aos formandos: “disseminem o curso aos colegas de trabalho, disseminem o que aprenderam com os amigos e conhecidos”.
Nesta mesma linha, com foco na parceria entre as instituições, se posicionou o coronel bombeiro militar Fabiano Bastos das Neves, chefe do Estado Maior Geral. “Saímos daqui vitoriosos com esta parceria tão importante, firmada com o Judiciário catarinense”.
A partir de agora, os formandos podem integrar – se quiserem - as Brigadas de Incêndio do Poder Judiciário. A servidora Taciana Charline Martendal, que será brigadista, resume a importância prática da formação: “Dias depois de que eu fiz o curso, minha mãe desmaiou e eu soube exatamente o que fazer, com calma e segurança”.
Outra servidora que colocou os ensinamentos em prática foi Miriam Paegle Galle. Ela estava em casa quando o computador entrou em curto, com faíscas e fumaça, num princípio de incêndio. Ela também soube como agir. “Ali, naquele momento, vi o quão importante foi o curso na minha vida”.
Tanto Taciana quanto Miriam enaltecem a dinâmica do curso e a didática dos professores. “Os instrutores são maravilhosos, eles deram um show, e eu pude ver que o conhecimento aprendido vale tanto para a vida profissional quanto pessoal”, diz Taciana. “A sociedade brasileira precisa de treinamentos como este”, completa Miriam.
Um dos instrutores, subtenente Jacymir de Oliveira, diz que um dos objetivos do curso é “plantar no coração dos alunos a vontade de ser brigadista e a vontade de cuidar de pessoas”.
No fim da cerimônia, que contou com a participação da Banda do Corpo de Bombeiros, o diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Fornerolli, fez questão de enaltecer três pessoas que, segundo ele, foram fundamentais para o êxito do curso: o coronel Deivid Nivaldo Vidal, chefe da assessoria do Corpo de Bombeiro Militar no TJ, o Tenente-Coronel Luiz Felipe Lemos, subchefe da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no TJ e Coronel BM RR Charles Alexandre Vieira; ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros e membro do Núcleo de Apoio da assessoria.
Além dos citados, compuseram a mesa o desembargador Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente do TJSC; Alexsandro Postali, diretor-geral administrativo; Graciela de Oliveira, diretora de Saúde e Qualidade de Vida; e Everton William Tischer; diretor de Engenharia e Arquitetura.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)