Caixa Solidária recebe vestimentas e calçados, conservados ou não, na sede do PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Caixa Solidária recebe vestimentas e calçados, conservados ou não, na sede do PJSC
04 Outubro 2023 | 17h22min
  • Meio Ambiente

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) celebrou nesta quarta-feira (4/10) convênio com a Associação Cidadania em Ação para a colocação de Caixas Solidárias na sede do Tribunal de Justiça e em comarcas polo. O objetivo é a arrecadação de roupas, calçados, toalhas, travesseiros, cobertores, lençóis, fronhas e demais tecidos, em qualquer estado de conservação, para que o material tenha a destinação socioambiental correta. Os utensílios em bom estado de conservação são doados para as entidades cadastradas e para as vítimas de tragédias naturais ou provocadas pelo ser humano.

Reunião para assinatura do convênio.
 

O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, assinou o convênio com o presidente da Associação Cidadania em Ação, Paulo César Vargas. O 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira; os juízes auxiliares da Presidência Iolanda Volkmann e Maurício Cavallazzi Póvoas; o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali; e a chefe da Secretaria de Gestão Socioambiental, Helen Petry, também representaram o Judiciário catarinense na solenidade.

“Para nós é motivo de satisfação participar desta rede que vem ao encontro de uma série de objetivos e missões que procuramos desempenhar à frente do Judiciário. Temos programas sociais de grande relevância como o Lar Legal, que já levou títulos de propriedade a mais de 30 mil catarinenses, e também há um programa socioambiental, com destaque para a nossa usina fotovoltaica em Lages. Agora, agregamos essa importante parceria que reúne solidariedade e responsabilidade ambiental pela correta destinação dessas roupas”, anotou o dirigente máximo do TJSC.

Caixa de coleta.
 

Criada há 15 anos na cidade de Criciúma, a Caixa Solidária está presente hoje em mais de 40 municípios do Estado. As mais de 155 caixas coletoras instaladas já receberam 5,7 milhões de itens doados, e 1,9 milhão de peças de roupas foram reutilizadas. Segundo o presidente da Associação Cidadania em Ação, Santa Catarina é um dos principais produtores de vestuário no país e, brevemente, também será o primeiro em doações.

“Em primeiro lugar, muito obrigado ao Poder Judiciário de Santa Catarina pela visão à frente do seu tempo para abraçar a causa da rede Caixa Solidária Brasil, cujo objetivo é dar destino aos têxteis de pós-consumo, que são roupas, sapatos, edredons, travesseiros e cortinas. Inicialmente, a caixa se encontra aqui em Florianópolis. Quando eu falo roupa, é da meia rasgada à boa camiseta que tu não queres mais. Joga tudo ali que nós vamos destinando. O nosso lema é ‘Você, sua roupa e uma causa’”, destacou Paulo César Vargas.

Reunião para assinatura do convênio.
 

O evento contou ainda com o embaixador da Caixa Solidária no Estado, Paulo Roberto Barreto Bornhausen; o CEO do EcoGroup, Mateus Rossi (que importa e aluga os equipamentos); e o ex-vereador Juarez Silveira.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080