Servidora recebe homenagem surpresa ao anunciar aposentadoria na comarca de Concórdia  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Servidora recebe homenagem surpresa ao anunciar aposentadoria na comarca de Concórdia 
30 Junho 2023 | 12h41min

A notícia da aposentadoria de uma servidora da comarca de Concórdia, no Oeste, mobilizou os demais servidores do Estado nesta última semana. Isso porque esta sexta-feira, 30/6, é o último dia de trabalho de uma das mais elogiadas chefes de secretaria do Poder Judiciário de Santa Catarina. A analista administrativa Ilena Dalla Costa Machado completou 40 anos de serviços prestados à Justiça catarinense e, como ela mesma diz, “chegou a hora de passar o bastão” e se dedicar ao marido, filhos, noras e mãe, que tem 92 anos de idade. 

Como chefe de secretaria, Ilena era responsável por todas as questões que não envolvem processos jurídicos, como recursos humanos, administrativo, contabilidade e manutenção do prédio entre muitas outras atribuições. Com tanto tempo na mesma função, a servidora vivenciou toda a evolução tecnológica do TJSC.  

Resumir uma história de 40 anos não é fácil, mas desde que Ilena distribuiu ao PJSC, via e-mail, sua carta de despedida, no início da semana, foram dias de muita reflexão, nostalgia e emoção pelas comarcas catarinenses onde estão lotados os servidores que foram agraciados com a convivência dessa servidora inspiradora. A seguir, a carta de despedida enviada.

Estimadas e estimados colegas, 

"Chegou o momento de passar o bastão". 

No dia 06 de junho de 1983 prestei o compromisso de posse e exercício e ingressei no quadro de servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, lotada na comarca de Concórdia, especificamente na Vara Criminal (que à época era uma Vara “de fato”, já que a comarca possuía apenas as 1.ª e 2.ª Varas). No dia 17 de abril de 1986 prestei compromisso para o cargo de Secretária do Foro, hoje Chefe de Secretaria de Foro. 

Recordo-me, emocionada, do meu primeiro dia de trabalho. Os juízes, os colegas, os processos, os carimbos, as audiências de interrogatório, inquirição de testemunhas e instrução e julgamento... Uma realidade inimaginável nos meus, então, 21 anos de idade. 

Passados 40 anos, ingressei com pedido de aposentadoria, com efeitos a contar do dia 3 de julho de 2023. 

E não seria adequado, na minha concepção, deixar o trabalho sem ao menos agradecer. 

Agradecer a Deus, autor do projeto da minha vida. 

Agradecer a cada um com quem tive a oportunidade e o privilégio de conviver. Ao diretor-geral administrativo, aos diretores(as) de todas as Diretorias do Tribunal de Justiça, aos(às) assessores técnicos, aos(às) chefes de divisão, aos(às) chefes de seção e aos (às) servidores(as) lotados(as) no Tribunal de Justiça. As melhores palavras não são suficientes para expressar a minha gratidão pela forma como os Senhores e Senhoras conduzem seus trabalhos e administram suas responsabilidades profissionais. 

Agradecer aos(às) colegas chefes de Secretaria de Foro - os(as) mais próximos e os(as) mais distantes. Quanto aprendizado. Quanta luta... Em muitas e muitas oportunidades nos encontramos sem saber "o que fazer" diante de uma determinação, uma cobrança, uma exigência. Só tínhamos a "nós mesmos" para nos consolar e encontrar uma fórmula capaz de resolver a situação. E encontramos. Sempre deu certo. Resolvemos. Fomos mais do que meros colegas, fomos e sempre seremos amigos. 

Aos(às) colegas da comarca de Concórdia: 

Agradecer? Não. Muito mais do que isso. Com que palavras? 

Obrigada pela compreensão de tantos anos, pelo carinho, pela amizade. Não somos um grupo, somos uma equipe. Todos ajudam todos. Continuem comprometidos com o serviço público. 

Aos colaboradores e às colaboradoras (policiais militares e terceirizados), a "minha galera": 

Obrigada pelo zelo e comprometimento com o serviço. Por atender cada orientação e determinação da Secretaria. Por manter a segurança e a limpeza do prédio. 

Sentirei saudade... 

Peço que me perdoem pelas falhas, erros e equívocos, durante o período de convívio profissional. 

Deixo a Secretaria do Foro da comarca de Concórdia com a consciência em paz. Dei o meu melhor. Fiz o que foi possível fazer. Administrei como se fosse a minha casa.  Levarei cada um, sempre, no meu coração. 

E afirmo, com todas as letras: durante esse tempo de trabalho no Poder Judiciário de Santa Catarina eu fui muito feliz! 

Gratidão.

Ilena Dalla Costa Machado 

Matrícula n. 1987 

Analista Administrativo - Chefe de Secretaria de Foro 

Comarca de Concórdia 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080