![Autoridades e membros da imprensa em visita as obras de novo fórum.](/documents/66294/0/f%C3%B3rum+1.jpg/b16d601a-9691-a966-23de-a3aec121a2d0?t=1687875602818)
No último dia 17 de janeiro, começou a se realizar o desejo de duas décadas dos servidores da comarca de São Lourenço do Oeste. Foi nessa data que aconteceu a assinatura da ordem de serviço para construção do novo fórum. Na terça-feira (20/6), uma comitiva visitou a obra para acompanhar o andamento dos trabalhos. A empresa vencedora da licitação tem o prazo de 26 meses para entregar o prédio.
O grupo de 13 pessoas esteve composto de membros do Poder Judiciário, Poder Público Municipal, Associação Empresarial, construtora e imprensa. A juíza diretora do foro, Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum, destaca que a nova edificação se mostra de enorme relevância para a comunidade da comarca, bem como para a própria história de São Lourenço do Oeste.
“Isso não apenas por ser o espaço em que muitas pessoas tracejam seus passos na esperança de ver a pacificação dos conflitos que lhes são tão caros e cuja solução, muitas vezes, impacta diversos outros aspectos da existência. Tal dimensão revela, pois, o grande simbolismo que tem o fórum na vida de cada pessoa que por ali passa, de jurisdicionados a magistrados, servidores e todos os colaboradores. Assim, é o ambiente onde se marcou o verdadeiro acesso à Justiça de inúmeros cidadãos, onde se desenharam soluções de crises humanas levadas ao conhecimento do Estado-juiz, onde nasceram relações que perpassam toda a vida. Sem falar no valor histórico que apresenta para cada cidade que o sedia, ostentando um verdadeiro símbolo na marca da história da comarca”, considerou a magistrada.
O novo prédio terá 3.077,49 metros quadrados, com Salão do Tribunal do Júri, espaço preparado para implantação de três varas judiciais, áreas exclusivas para o Ministério Público e a OAB-SC, atendimento integral às normas de acessibilidade e de combate a incêndios, 81 vagas de estacionamento, instalações prediais com reaproveitamento da água das chuvas, sistemas de baixo consumo de energia (iluminação e climatização) e acústica adequada entre as salas para preservar os trabalhos individuais. Atualmente, os depoimentos especiais são realizados na parte da manhã, fora do expediente, para garantir o sigilo e o respeito às vítimas e testemunhas.
A empresa vencedora da licitação é Josiany Novacki Cleto Ltda., com nome-fantasia de MK Construções. A sede da empresa fica em União da Vitória, no Paraná. O terreno onde está sendo construído o novo fórum de São Lourenço do Oeste, que atende ainda moradores de Jupiá e Novo Horizonte, fica na área central da cidade, o que facilita o acesso já que a localização é ainda melhor que a da atual sede. A área de 4.800 metros quadrados foi repassada pelo município em 2014. O atual prédio pertence à Prefeitura e é utilizado sem custos pelo PJSC desde 1988. O local tem 460 metros quadrados.