Programa Novos Caminhos incentiva leitura e produção de hortaliças no Meio-Oeste - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Novos Caminhos incentiva leitura e produção de hortaliças no Meio-Oeste
15 Junho 2023 | 14h57min
  • Infância e Juventude

Crianças e adolescentes aprendem sobre hortaliças.
 

Por meio do programa Novos Caminhos, crianças e adolescentes dos serviços de acolhimento de Fraiburgo e Capinzal, ambos no Meio-Oeste, são incentivados a ler e produzir hortaliças para ter uma alimentação mais saudável. As ações são desenvolvidas mediante parceira com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e alguns voluntários.

Crianças fazem leitura.
 

Em Fraiburgo, o destaque é a literatura, considerada um bem cultural que contribui para o desenvolvimento da educação, sensibilidade, concentração, aspectos cognitivos e linguísticos e exercício da imaginação, além de favorecer o acesso a diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos, seja do universo fictício ou real.

Crianças em roda de livros.
 

A leitura reflete diretamente na formação humana e profissional. Nesse sentido, a Fiesc, por meio da vice-presidência da regional Centro-Norte, juntamente com a UNIARP, fez a doação de 100 exemplares de livros para o Abrigo Institucional Elvira Ribeiro Chaves e a Casa Lar Celio Thibes dos Santos, na comarca de Fraiburgo, que atualmente atendem 22 crianças e adolescentes.

Servidoras da Fiesc seguram livros.
 

"Somos parceiros do Novos Caminhos e acreditamos que podemos, sim, contribuir para transformar a realidade destes jovens. Por meio da educação, teremos pessoas mais capacitadas, abertas para novas experiências referentes às relações com o mundo do trabalho e a sociedade”, destaca o gerente executivo do Sesi, Senai e IEL Regional Centro-Norte, Daniel Tenconi.

O Senar é um dos parceiros do Novos Caminhos. Recentemente, a entidade desenvolveu uma oficina de Olericultura no serviço de acolhimento de Capinzal. Participaram adolescentes, cuidadores e equipe técnica do serviço. O objetivo da atividade é incentivar a produção de hortaliças, o que contribui para uma alimentação mais saudável, além de incentivar os adolescentes no plantio e colheita dos produtos.

Antes da chegada dos técnicos do Senar, quem colaborou com a ação foram os voluntários da empresa BRF Capinzal. Eles prepararam o solo e construíram os canteiros para que os profissionais pudessem desenvolver o curso.

Na sequência das atividades proporcionadas pelo Senar ocorreu, ainda, a oficina de boas práticas no manejo dos alimentos e alimentação saudável, destinada aos cuidadores do acolhimento. “Proporcionar uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é essencial para a manutenção do organismo e sua imunidade”, destaca a assessora de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Blodorn Martins, interlocutora do programa na região.

O Senar é um dos parceiros do programa Novos Caminhos com maior capilaridade, em razão dos sindicatos rurais. Grande parte das capacitações ofertadas é para o público a partir de 18 anos, por conta da natureza das atividades rurais. A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Poder Judiciário catarinense, reforça que os egressos podem ter acesso a elas. Para tanto, basta acionar o interlocutor local do Senar em cada região. Veja quais são os cursos ofertados no Estado e os endereços dos sindicatos rurais.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080