Projeto do PJSC vai ao encontro do tema da ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Meio Ambiente
Em alusão ao 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, a Secretaria de Gestão Socioambiental (SGS), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), divulga na Semana do Meio Ambiente publicações relacionadas à produção, ao consumo e à destinação do papel e do plástico.
O foco da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano, “Soluções para a poluição plástica”, é dirigido ao impacto dos plásticos. Tema que, pela emergência de ser colocado em debate, já foi apresentado no “Dica de Sustentabilidade”, projeto do PJSC que busca vincular temas da sustentabilidade à realidade do trabalho e apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais que envolvem as atividades desenvolvidas no Judiciário catarinense, por meio de pequenos vídeos animados.
Além do vídeo “Dica de Sustentabilidade - Copos Plásticos: descarte essa ideia”, que mostra os impactos dos plástico, a Gestão Socioambiental e a Diretoria de Infraestrutura apresentaram ao longo do ano passado ações para a redução do consumo de plásticos no PJSC, como a campanha “Traga seu copo e caneca”, que visa reduzir o uso de copos plásticos descartáveis, informar sobre os impactos desse material e incentivar os servidores a substituir os copos descartáveis por opções mais sustentáveis.
Necessário destacar que, para reduzir o consumo de plástico, é preciso buscar ações ambiciosas em conjunto, unindo governos, iniciativa privada e sociedade civil num esforço global. Entre essas ações, o fortalecimento dos sistemas de gerenciamento de resíduos, coleta seletiva e reciclagem - sem usá-los como uma rota de fuga à crise ou como uma solução milagrosa para os resíduos plásticos, como visto nas últimas décadas - e a redução do consumo e da produção de embalagens plásticas e descartáveis, transformando nossa relação com os produtos de uso único, substituindo tais produtos por alternativas duráveis e/ou tornando-os dispensáveis, além de pensar na melhoria das regulamentações e na introdução de incentivos que desestimulem a produção de plástico virgem.
Para que mudanças aconteçam, é necessário que cada um faça sua parte. Que tal começar a partir do apoio à redução do consumo de plástico no PJSC? Conheça mais sobre o tema na playlist Dicas de Sustentabilidade.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)