TJ lança 6º volume com a biografia dos desembargadores empossados no Palácio da Justiça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Publicação
O 6º volume da pesquisa biográfica dos 264 desembargadores e desembargadoras que integraram e integram o Tribunal de Justiça de Santa Catarina já está disponível. A obra digital completa é composta de oito volumes e percorre os 131 anos do Tribunal, desde sua instalação, em 1º de outubro de 1891, até os dias atuais.
Cada edição compreende capítulos correspondentes aos diferentes endereços da sede do TJ. A nova edição apresenta a biografia dos desembargadores que foram nomeados e passaram a atuar no Palácio da Justiça (1929-1968), localizado na praça Pereira Oliveira.
“As biografias aqui compiladas são fruto de pesquisas permanentes e em constante complementação”, diz a desembargadora Haidée Denise Grin, organizadora da obra e presidente da Comissão de Gestão de Memória do PJSC.
Com fotos históricas da sede e dos desembargadores, o 6º volume mostra que a inauguração do Palácio foi um grande acontecimento, registrado no jornal República na edição de 11 de setembro de 1929.
Em seu discurso, o então presidente do TJ, desembargador Tavares Sobrinho, agradeceu ao governador Adolpho Konder, que autorizou a construção do prédio: “Ao receber das mãos de V. Exa. as chaves deste Palácio, obra importante e magnífica, com que nos brinda e em que se manifesta mais uma vez o seu empenho em elevar e dignificar a Justiça, cumpro o dever gratíssimo de apresentar, em nome da magistratura catarinense, os nossos agradecimentos e as nossas homenagens.”
Já o governador ressaltou a importância, para a Justiça catarinense, de ter uma sede própria e adequada: “No desconforto de salas apertadas acotovelavam-se os desembargadores; na balbúrdia dos cartórios, despachavam os juízes, e o tribunal popular reunia-se, por favor, nos salões da Prefeitura Municipal. Tudo disperso e quase todos morando de empréstimo. Nesse inverossímil estado de coisas, resolvi autorizar a construção do Palácio da Justiça, ora inaugurado.”
Para quem gosta de história e entende a importância de preservar a memória, a obra tem valor inestimável, além de apresentar um texto fluido, bem escrito e agradável de ler. Os volumes estão disponibilizados no Portal da Memória e, depois de sua apresentação completa, serão compilados em publicação eletrônica.
Todas as contribuições de informações e fotos que sejam de interesse cultural e de preservação da memória do Judiciário catarinense são bem-vindas e podem ser encaminhadas para o e-mail ddi.museu@tjsc.jus.br.
Desembargadores empossados no Palácio da Justiça:
Adalberto Belisário Ramos
Adão Bernardes Alcibíades Valério Silveira de Souza
Alfredo von Trompowsky
Arno Pedro Hoeschl
Ary Pereira Oliveira Belisário Ramos da Costa
Edgard de Lima Pedreira
Euclydes de Cerqueira Cintra
Eugênio Trompowsky Taulois Filho
Flávio Tavares da Cunha Mello
Guilherme Luiz Abry
Henrique da Silva Fontes
Hercílio João da Silva Medeiros
Ivo Guilhon Pereira de Mello
João de Borba
João de Luna Freire
Joaquim Luiz Guedes Pinto
José do Patrocínio Gallotti
José Rocha Ferreira Bastos
Lucas Bhering
Manoel Barbosa de Lacerda
Marcílio João da Silva Medeiros
Marinho Parísio de Sousa Lobo
Mário Teixeira Carrilho
Maurillo da Costa Coimbra
Mileto Tavares da Cunha Barreto
Nelson Nunes de Souza Guimarães
Norberto de Miranda Ramos
Oscar Leitão
Osmundo Wanderley da Nóbrega
Rubem Moritz da Costa
Severino Nicomedes Alves Pedrosa
Vitor Lima
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)