Novos Caminhos aprimora atenção à saúde mental de cuidadores de adolescentes no Meio-Oeste - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Novos Caminhos
Em parceria com a Universidade do Meio-Oeste de Santa Catarina (Unoesc), o programa Novos Caminhos prossegue nas atividades em atenção à saúde mental dos cuidadores de crianças e adolescentes acolhidos no Meio-Oeste. A segunda oficina realizada pelo curso de Psicologia do campus de Joaçaba reuniu profissionais das instituições de acolhimento de Joaçaba, Capinzal, Herval d'Oeste e Tangará.
O trabalho é desenvolvido pelas alunas da 9ª fase do curso. Iniciados em abril, os encontros ocorrem duas vezes por mês, com encerramento previsto para junho. “São momentos de partilha e fortalecimento para cuidar de quem cuida. Oportunidades que contribuem para o autocuidado e que refletirão nos cuidados com as crianças e adolescentes inseridos nas casas de acolhimento”, destaca a assessora de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Blodorn Martins, interlocutora do programa na região.
O que é o Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.
Atualmente, integram o programa, além do Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Fiesc, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)