Juiz Geraldo Corrêa Bastos encerra passagem de 15 anos pela 1ª Vara Criminal de Lages  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Juiz Geraldo Corrêa Bastos encerra passagem de 15 anos pela 1ª Vara Criminal de Lages 
31 Março 2022 | 18h45min
  • Magistratura

Os trabalhos do Tribunal do Júri da comarca de Lages, nesta quinta-feira (31), foram concluídos com uma salva de palmas para o magistrado que atuou por mais de 15 anos na 1ª Vara Criminal. O juiz Geraldo Corrêa Bastos presidiu mais de mil sessões durante a carreira, mais da metade delas na comarca local. O ato encerrou a trajetória na unidade. A partir da próxima semana, ele assume o cargo de juiz de direito do Juizado Especial Cível.

Emocionado, em um discurso que durou cerca de meia hora, o juiz fez questão de agradecer a todas as pessoas que o acompanharam nesta uma década e meia. Começou pela equipe que trabalha na unidade. A chefe de cartório, Lucilane Galvani, que o acompanha desde o início, foi a primeira, mas o magistrado fez questão de citar e demonstrar gratidão a cada um. De forma especial, cumprimentou o oficial de justiça Raul Carvalho Campos, um dos servidores com mais tempo de serviço na Justiça catarinense, a quem definiu como fiel escudeiro e braço extenso.

Na lista de agradecimentos surgiram diversos nomes de magistrados, promotores de justiça, defensores públicos e advogados. Muitos deles presentes na sessão. Também não esqueceu de agradecer aos servidores das forças de segurança e jurados que fizeram parte da sua história. Os familiares participaram do momento histórico da vida de Geraldo. Em nome da mãe, Vilma Corrêa Bastos, já falecida, falou a cada um sobre sua gratidão.

E por eles, a esposa e cinco filhos, o magistrado fez questão de dizer que não pretende outros voos na carreira da magistratura. “Não aspiro ao Tribunal, pois nem sempre o que está acima está no alto. O lar de um homem não é onde está o ápice formal de seu trabalho, mas sim onde está seu coração.” E o do juiz está em Lages, sua terra natal. “ Aqui nasci, me criei e passei os melhores dias da minha vida. Como filho desta terra, aqui desejo encerrar minha carreira.”

Ao sucessor, juiz Sérgio Junkes, deu as boas-vindas e ofereceu votos de sucesso e felicidade. “Quero lhe dizer que meu trabalho nesta unidade, que já não era tão notável, ficará menos ainda à medida que vossa excelência for deixando sua marca. Aos servidores da nova unidade, disse que espera corresponder às expectativas. “Deixo o Tribunal do Júri e a 1ª Vara Criminal levando comigo, como joia rara, o carinho e a amizade dos senhores e a magia deste momento belo”, finalizou o magistrado. 

Carreira

Antes de chegar à magistratura, Geraldo foi servidor da Justiça catarinense por 12 anos e ocupou o cargo de delegado de polícia por outros cinco. A primeira unidade de atuação, quando da remoção para Lages como juiz, foi a Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude, em 2006. Anteriormente, esteve nas comarcas de Ituporanga, Rio do Sul, Trombudo Central, Braço do Norte, Joaçaba, Concórdia, São Domingos, Anita Garibaldi, Videira, Campos Novos e Curitibanos.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080